Artesãos, tapioqueiras e comerciantes do Alto da Sé, em Olinda, denunciaram ao candidato a prefeito de Olinda, Vinicius Castello (PT), o abandono do local por parte do poder municipal. Insegurança e falta de limpeza urbana e de estrutura foram as maiores queixas dos trabalhadores.
“Eu estou revoltada! Nós estamos entregues! Aqui é roubo, assalto; os turistas não podem nem comer direito porque tem sempre alguém pedindo dinheiro. No mínimo, a feira aqui da Sé deveria estar apresentável, não ter lixo na rua, ter policiamento”, denunciou a artesã Larissa Medeiros.
“Olinda está doente! E não é só na saúde, mas na educação, na segurança e principalmente na Cultura”, afirmou Vinicius durante caminhada. O candidato fez o percurso do Alto da Sé aos Quatros Cantos para ouvir as demandas dos comerciantes e da população.
Trabalhadores do Alto da Sé pedem ciclos culturais
Os comerciantes de artesanato e gastronomia também relatam que o fato de Olinda não ter mais ciclos culturais afasta ainda mais os turistas. De acordo com os trabalhadores, é preciso ter novamente eventos como a MIMO e o Arte em Toda Parte.
Vinicius se comprometeu a restaurar os ciclos culturais e estreitar os laços com o Ministério da Cultura para captação de recursos que possam fortalecer a cultura olindense. “Vamos trazer a MIMO de volta e criar o Festival de Quadrilhas, valorizando o ciclo junina na cidade. Além disso, vamos em busca de trazer recursos federais, ter editais de fomento à cultura e fortalecer as pessoas que trabalham no Sítio Histórico e os demais fazedores de cultura espalhados pela cidade, revelou.
“Olinda é, sobretudo, imaterial, porque ela é feita de gente potente que é quem realmente faz com que sejamos referência no mundo. As pessoas vêm para Olinda para ver os fazedores da cultura, que fazer a cidade ser o que é, mas todos os setores culturais estão abandonados. A gente tem uma cidade muito potente e precisamos, agora, resgatar essa cidade. Olinda já foi muito melhor e a gente sabe disso”, sentenciou o candidato a prefeito, que esteve acompanhado dos candidatos a vereador e vereadora Chris Andrade (PCdoB), Eugênia Lima (PT), Iolanda Silva (PT) e João Mamede (PCdoB).
Veja também:
Em Olinda, Vinicius Castello fala em esperança ao inaugurar comitê