A primeira rodada de pesquisas no Recife do Instituto Datafolha após as convenções partidárias aponta parra o favoritismo do prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB). De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, o gestor teria 76% das intenções de voto e garantiria a vitória já no primeiro turno.
Com uma margem de erro de quatro pontos percentuais, a segunda posição aparece embolada entre três candidatos: o ex-ministro Gilson Machado (PL), com 6%, Daniel Coelho (PSD), com 5%, e Dani Portela, com 4%. Na quinta posição, pontua com 1% o candidato Técio Teles (Novo). Já Simone Fontana (PSTU), Ludmila (UP) e Victor Assis (PCO) não pontuaram. Ainda de acordo com a pesquisa, 5% votariam em branco, nulo ou nenhum e outros 2% não sabem ou não responderam em quem votar.
Esse é o primeiro levantamento do instituto com os candidatos oficializados. Antes, o Datafolha realizou pesquisa em julho e os resultados variaram dentro da margem de erro. Divulgada em 5 de julho, João Campos liderava com 75%. Em seguida vinham Daniel Coelho, com 7%; Gilson Machado, com 6%; Dani Portela, com 3%; Tecio Teles e Simone Fontana, ambos com 1%. Ludmila e Victor Assis não haviam sido confirmar.
Na pesquisa espontânea o prefeito João Campos também lidera as citações. Ele 51% do interesse de voto. Outros 5% dos entrevistados disseram que votariam “no atual”. Gilson Machado foi lembrado por 4%, enquanto Daniel Coelho e Dani Portela foram citados por 1%. Outras respostas somaram 4%, enquanto branco, nulo e nenhum são 4%. Ainda na pesquisa espontânea, que não sabiam em quem votariam representavam 32% dos entrevistados. No levantamento de julho, João Campos tinha 39% nessa modalidade de levantamento, contra 2% de Gilson e 1% de Daniel Coelho.
Datafolha avalia conhecimento da população
Já no item conhecimento, o prefeito João Campos é o mais conhecido entre todos os candidatos, com quase todos os ouvidos afirmando saber quem é o gestor: 99% dos entrevistados disseram que o conhecem. Daniel Coelho, que já foi candidato a prefeito em 2012 e 2016, foi lembrado por 88% dos entrevistados.
Ex-ministro do Turismo e apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, Gilson Machado é conhecido por 37% dos recifenses. Dani Portela é conhecida por 50% dos entrevistados, Tecio Teles, por 46% e Simone Fontana, por 22%. Ludmila é conhecida por 17%, e Victor Assis, por 11%.
O Datafolha entrevistou 910 votos no Recife na terça (20) e na quarta-feira (21). O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem o protocolo PE-06023/2024 na Justiça Eleitoral.
Veja também:
Pesquisa Datafolha mostra o tamanho do desafio de Raquel Lyra