O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), deu indicativo que não deixará sem respostas eventuais críticas dos adversários. Em entrevista à Rádio Folha, o gestor rebateu as declarações da oposição, de que algumas escolas estariam fazendo revezamento no uso de ar-condicionado, porque a rede elétrica das escolas não suportaria todos ligados. Afirmando que, se houver, é uma coisa pontual, disparou.
“A oposição não vai ter o que mostrar e fica tentando encontrar cabelo em ovo. Estamos fazendo uma revolução na educação. Cuidamos da primeira infância até o primeiro emprego. Se existem rodízios em escolas, é algo pontual, por uma reforma ou reestruturação de uma escola. Isso não é um problema sistêmico”, disparou o prefeito.
Na sabatina, João Campos fez o balanço de algumas das principais ações da sua gestão na cidade e destacou propostas para um possível segundo mandato.
“O sentimento é de que fizemos muito, mas ainda há muito por fazer. Na educação, duplicamos o número de vagas em creches. Mas agora nós queremos triplicar essas vagas. Esse é só um exemplo do que pretendemos realizar nos próximos tempos”, afirmou João Campos.
João promete mais vagas em creche
No primeiro dia de campanha, o prefeito já firmou o compromisso de triplicar o número de vagas em creche, com meta de chegar até 20 mil. “Todas essas crianças terão acesso a um serviço de qualidade, cinco refeições por dia, acompanhamento profissional de perto, com o cuidado e atenção que merecem”, assinalou.
Ainda na educação, ele destacou o programa Escola no Grau, com seis grandes eixos: ampliações, requalificações, construção de novas unidades educacionais, construção de quadras cobertas, implantação de painéis fotovoltaicos (energia solar) e construção de novas sedes de unidades, tornando a Rede Municipal de Ensino da cidade ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes – inclusive atualmente 100% da escolas e creches da rede municipal do Recife são climatizadas.
Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões, o programa envolve no eixo requalificação 200 escolas e creches. O Escola no Grau já entregou cerca de 160 obras e, atualmente, mais de 80 obras estão em andamento.
Segundo João Campos, as pessoas têm lhe procurado para relatar que têm visto e sentido as mudanças na capital e que o sentimento é de reconhecimento do trabalho. “Só que nem todo mundo teve acesso ao que entregamos nesses quatro anos. Essa é a hora para mostrar o resultado desse trabalho e, podem ter certeza, estou pronto para fazer ainda mais”, frisou.
Quando questionado sobre a saúde, o administrador construiu uma linha histórica fazendo referência à pandemia da covid. “Começamos a nossa gestão com o desafio do coronavírus. Tivemos a coragem de criar um sistema de vacinação digital que funcionou e garantiu agilidade na imunização da população. Esse passo foi decisivo para darmos os passos seguintes”, ressaltou, acrescentando os avanços com as nomeações de médicos e outros profissionais da saúde, ampliação, requalificação e inauguração de novas unidades de saúde, construção de UPAE, entre outras obras e programas.
Também foi mencionado o Hospital da Criança, que fica localizado na zona oeste e está com as obras em andamento e “em ritmo acelerado”.
Na segurança, o prefeito reforçou que a responsabilidade cabe diretamente ao governo estadual, mas esclareceu as ações complementares feitas pela administração municipal, que incluem, por exemplo, o trabalho integrado e premiado disponibilizado pelo Compaz e a própria iluminação pedonal – com isso, as pessoas transitam pelas principais vias públicas se sentindo mais seguras. Além disso, detalhou o compromisso sobre o armamento gradual da Guarda Municipal.
“Não se pode confundir o papel da Guarda Civil Municipal com o papel da polícia, mas nós temos um planejamento responsável. O armamento gradual será precedido por um estudo detalhado e cursos de formação específicos para um grupamento tático operacional da guarda”, pontuou.
Veja também:
No Ibura, João Campos destaca construção do Hospital da Criança do Recife
2 respostas
bela matéria. Estamos no aguardo também de mais informações sobre olinda e paulista.
Obrigado, meu caro. Sempre teremos