Candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT) participou de um ato no bairro dos Curados na noite desta terça-feira (20), oportunidade na qual debateu ao lado da população propostas para o setor de proteção de áreas de encosta e prevenção a desastres naturais. De acordo com um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), houve um aumento de 34,1% no número de pré-setores passíveis de deslizamento de barreiras e pontos de alagamento no município, o que representa um total de 397 pontos de risco.
A região dos Curados é uma das que concentra a maior quantidade de áreas de morro. Ao elencar o tema como uma das prioridades do plano de governo, Elias criticou as gestões de Anderson Ferreira (PL) e Mano Medeiros (PL) por não ter dado a devida atenção ao setor, “um descaso que, em 2022, resultou em uma tragédia que vitimou 64 pessoas”.
Elias defende alinhamento
E defendeu um alinhamento entre os governos municipal e federal como meio para obtenção de recursos para realização de obras estruturantes.
“A nossa candidatura nasceu de uma convocação feita pelo presidente Lula (PT), que, em todos os nossos encontros, reafirmou o compromisso de colocar toda a equipe ministerial do governo federal à disposição para nos auxiliar no processo de reconstrução da cidade do Jaboatão dos Guararapes. A nossa proposta primordial para o setor de prevenção a desastres naturais passa pela recuperação de projetos com foco na proteção de áreas de risco e a constante fiscalização de pontos interditados a fim de evitar a reocupação”, detalhou Elias.
Foto: Juan Rodrigues/Divulgação
Veja também:
Frente Popular oficializa Elias Gomes candidato à Prefeitura do Jaboatão