Mais de 10 mil famílias residentes no perímetro irrigado de Itaparica, no Sertão, estão sofrendo com desabastecimento de energia elétrica e água. É um problema antigo que prejudica muito a agricultura, principal fonte de renda da população dos municípios de Petrolândia, Itacuruba (PE), Rodelas, Barra do Tarrachil e Glória (BA). Para a senadora Teresa Leitão (PT-PE), a questão exige o pronto restabelecimento do fornecimento de energia, mas também uma solução duradoura e estruturante.
De acordo com Teresa Leitão, no mês passado os três senadores pernambucanos tiveram uma reunião com a Casa Civil para tratar do tema. Pediram rapidez e agilidade.
“Nós sabemos que 80 mil pessoas, cerca de 10 mil famílias, estão sendo prejudicadas inclusive no seu ganha-pão, na sua tarefa de plantio, das questões relacionadas à agricultura familiar. É urgente que essa energia seja religada e que não ocorram cortes”, declarou.
Teresa busca saída duradoura
Há uma proposta tramitando no Senado Federal que trata de um crédito especial para pagamento da conta de energia atrasada (causa dos constantes desligamentos). Além disso, a bancada no Senado vai realizar uma audiência pública em Petrolina para discutir o problema e as possíveis soluções. “São soluções emergenciais, mas precisamos de uma solução duradoura e estruturante em relação ao Sistema Itaparica”, avalia a senadora.
Veja também:
Teresa Leitão celebra investimento de R$ 508 milhões em educação em Pernambuco