Em Triunfo, Raquel Lyra destaca força da Cultura no Festival Pernambuco Meu País

Governadora Raquel Lyra marcou presença na abertura do festival em Triunfo Foto Hesíodo Góes Secom

O Festival Pernambuco Meu País, iniciativa do Governo do Estado, chegou ao Sertão. Em seu sexto final de semana consecutivo, o evento itinerante desembarcou no município de Triunfo, no Pajeú. A governadora Raquel Lyra comandou a noite de abertura, nesta sexta-feira (16), com apresentações de Mombojó, Gerlane Lops e Jorge Aragão. Até o domingo (18), ainda se apresentarão Banda Labaredas, Lucy Alves, Toni Garrido e Biquíni.

“O Festival Pernambuco Meu País demonstra a força da nossa cultura. É um evento que foi desenhado para valorizar a potência dos nossos diversos movimentos culturais. Também é uma oportunidade para desenvolver nossa economia, gerando empregos, valorizando nossos artesãos, que expõem sua arte, e aquecendo o turismo. É um sucesso por todas as cidades por onde tem passado e só tem a crescer”, ressaltou Raquel Lyra.

A programação diversa do Festival atrai o público de outras cidades, que aproveitam os shows que passam pelo palco principal, instalado no Pátio de Eventos Maestro Madureira, no Centro da cidade, e nos 11 polos descentralizados que contemplam diferentes linguagens artísticas, como literatura, circo, artes cênicas e fotografia, por exemplo.

A enfermeira Andrea Ribeiro, de 37 anos, mora em Serra Talhada e aproveitou para curtir os shows na companhia da família. “Moramos aqui na região e gostei muito de poder ter vários artistas tão pertinho de nós. Viemos aproveitar o Festival, mas também o clima único de Triunfo”, comentou.

A valorização da cultura popular foi uma marca no Festival em Triunfo Foto: Hesíodo Góes/Secom

Teatro em Triunfo

O ator Deyvson Alves, que participou da encenação do Centro de Criação Galpão das Artes no município de Pesqueira e, agora, em Triunfo, comemorou a consolidação do Festival no calendário cultural do Estado. “O festival é uma forma de manter viva a nossa cultura, mostrando e valorizando o que nós temos de melhor”, afirmou.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, destacou que o Festival busca valorizar a manifestação cultural de cada cidade. “Em todos os municípios por onde passa o Festival, temos uma programação específica que conversa com a cultura local. Então, aqui em Triunfo, tem os caretas, que se apresentaram em um grande cortejo, junto com outras agremiações de todo o Estado. Essa é uma grande chance de ver representada nossa cultura tão pulsante”, disse.

As próximas cidades que receberão o Festival são Arcoverde, entre os dias 23 e 25, e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Mais segurança

Para reforçar a segurança de moradores e turistas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) preparou um esquema especial de policiamento, com 408 servidores. Diversos polos espalhados pelo município vão contar com a presença efetiva dos integrantes das forças de segurança do Estado, até o próximo domingo (18).

Estiveram presentes na noite de abertura os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Juliana Gouveia (interina da Mulher) e Ana Luiza (Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha). Também participaram o presidente da Adepe, André Teixeira, e a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Veja também:

80 anos de Naná Vasconcelos é festejado no Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp