Na noite desta quarta-feira (31), Michelle Santos e Rafael Guerra foram homologados como candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente, na convenção da Federação PSOL-Rede. O evento ocorreu no bairro Maurício de Nassau e contou com a participação de lideranças estaduais importantes, como o presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, e a deputada estadual e candidata a prefeita do Recife Dani Portela.
Michelle reafirmou o compromisso de fazer uma gestão popular e participativa.
“Nós acreditamos que a política deve ser feita com a participação popular. Nós vamos construir uma cidade participativa e plural, trazendo o povo para o centro das decisões. Vamos transformar Caruaru para que ela seja eficiente, sustentável, com mobilidade urbana pensando nas pessoas comuns, e com direito à cidade. Vamos fazer uma grande revolução na forma de gerir Caruaru”.
Rafael Guerra, candidato a vice, destaca a importância deste pleito.
“Estas eleições são extremamente importantes não só para Caruaru, mas também para a Federação PSOL-Rede. Vamos com tudo fazer o debate sobre a cidade que a gente sonha. Estamos prontos para disputar a Prefeitura de Caruaru e mostrar que outra lógica de governar é possível”.
Já a deputada Dani Portela trouxe uma posição crítica com relação à política. Temos aqui, numa das maiores cidades do nosso estado, a candidatura de uma mulher. Nós somos maioria da população, mas minoria em espaços de decisão. Então, a gente convida as mulheres a se somarem, olhar pra candidatura de Michelle e ver que Michelle é gente da gente. Acho que Caruaru precisa parar de eleger as mesmas famílias, os mesmos grupos que se revezam no poder e quando colocam alguém novo é filho, neto, parente… Michelle é uma pessoa que constrói sua vida em Caruaru, é gente da gente”, defendeu.
Perfis
Michelle Santos é Advogada Popular e Mobilizadora Social há 27 anos. Iniciou a militância no Movimento Estudantil Secundarista aos 12 anos. Já são 25 anos de militância junto a movimentos sociais de luta por terra, moradia e garantia dos direitos das mulheres. A candidata se filiou ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2015.
Rafael Guerra tem 32 anos, é fisioterapeuta e graduando em nutrição. É militante do PSOL em Caruaru desde de 2019, atualmente assumindo a Secretaria de Formação Política, além de ser LGBTQIA+ e compor a Antar (Poder Popular Antiespecista). Natural de Surubim, Rafael mora em Caruaru há mais de 15 anos.
Veja também: