A reta fim pré-campanha eleitoral revelou um personagem que sente prazer em atuar nos bastidores. O deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) acionou todo repertório de diálogo para mexer nas disputas do Recife e Olinda e, ainda, começar a construir a sua reeleição em 2026.
Bonachão, bom de conversa, Renildo enxergou, por exemplo, no impasse entre o prefeito João Campos e o PT pela vaga na vice na chapa do socialista uma oportunidade. Filiado a um partido que integra a Frente Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), costurou, junto com o prefeito, uma solução que resolveria o problema: filiar ao seu partido, o PCdoB, o então chefe de gabinete de João Campos, Victor Marques, para ocupar a vice.
Desta forma, contemplaria a Federação, com uma indicação do colegiado, e resolveria o problema de João Campos, que pretende disputa o Governo em 2026 e que queria deixar em seu lugar uma pessoa de sua extrema confiança. Victor Marques está longe de ser comunista. Mas ao menos o PCdoB poderá dizer, em 2026 que terá um prefeito da capital.
Ex-prefeito de Olinda, ele foi fundamental na composição da chapa da Federação Brasil da Esperança. Com a desistência de Luciana Santos, que decidiu ficar no ministério, e a ascensão do vereador Vinícius Castello como o nome da frente. Aproveitou que o PSB abriu mão da vice e articulou o nome do empresário e empreendedor do Shopping Patteo Celso Muniz (PCdoB) na vice. Nem mesmo a enxurrada de críticas sobre a escolha do companheiro do petista, pelo passado bolsonarista, preocupou Renildo. “Depois do fim de semana esse debate acaba”, teria dito a amigos.
Renildo com Gildo Dias
No meio de tanta articulação, ainda sobrou tempo para cuidar da sua própria reeleição. Neste domingo, foi anunciado pelo prefeito e candidato à reeleição de Sairé, Gildo Dias, como parceiro do gestor e será votado no município.
Sempre com sorriso largo, chamando a todos de “líder”, Renildo segue articulando. Nem sempre as suas montagens agradam a todos. A bem da verdade, mais desagradam do que o contrário. Mas ele segue buscando expandir o PCdoB e garantido seu espaço em 2026.
Veja também:
Vinicius Castello é oficializado candidato, mas polêmica do vice não sai da pauta