Olinda: indefinições, cautela e investigação marcam a pré-campanha

A disputa pela Prefeitura de Olinda será acirrada a ainda há muitas indefinições

A pouco mais de 20 dias do início da campanha eleitoral para a disputa de outubro, a indefinição permeia a eleição em Olinda. Três dos principais nomes na disputa ainda não definiram os seus vices e, agora, o prefeito Professor Lupércio terá que dividir a atenção entre o pleito e um inquérito aberto pelo Ministério Público de Pernambuco, que já vem sendo utilizado pela oposição. Ou seja, a paz tão característica da cidade fica apenas nas suas passagens.

Pré-candidato a prefeito de Olinda, Márcio Botelho anunciou Priscila Agra como sua vice Foto Reprodução do Instagram
Pré-candidato Márcio Botelho (PP) anunciou Priscila Agra como sua vice Foto: Reprodução do Instagram

Dos candidatos colocados, oficialmente apenas Márcio Botelho (PP) apresentou a vice, a advogada Priscila Agra. E só. O candidato da Federação PT/PCdoB/PV, Vinícius Castello (PT) fará a sua convenção neste sábado (27) e até agora nada de companheiro de chapa.

Vinicius Castello, pré-candidato PT em Olinda, será o primeiro a fazer a convenção Foto: Facebook

Mas há um nome do horizonte do petista. Empresário e dono do Shopping Patteo, Celso Muniz, que, inclusive, disputou a prefeitura em 2020, chegando na terceira posição. Mas é uma costura longa, com olhares enviesados de integrantes da federação pelo flerte com a direita feito pelo empresário nas eleições passadas.

Candidata do prefeito Professor Lupércio, Mirella Almeida tem 4 nomes para a vice Foto Divulgação

Candidata oficial, apoiada pelo prefeito Professor Lupércio, a ex-secretária Mirella Almeida (PSD) ainda não definiu o nome do companheiro de chapa, mas ao menos tem quatro nomes apresentados com a possibilidade de ocupar a vice: o empresário Evandro Avelar, que já foi braço-direito do prefeito de Olinda e tem atuado fortemente na articulação política da candidatura de Mirella e só não ocupará o cargo se não quiser. Tem também os ex-secretários Severino Júnior (Avante), Odin Neves (Republicanos), e Chiquinho (Solidariedade).

Izabel Urquiza, pré-candidata do PL, busca ampliar a coligação, e a vice é um ativo Foto Divulgação

À frente dos levantamentos feitos no município, a pré-candidata do PL, Izabel Urquiza, também guarda sob sigilo o nome do companheiro de chapa. Os rumores na cidade é que a vaga estava encaminhada para o vereador Irmão Biá (DC). Mas no entorno de Izabel, a informação é que ela ainda estaria conversando com outras legendas para ampliar a sua coligação, quem além do PL e DC conta com o Novo. E a vaga de vice seria um ativo importante nessas negociações.

Pré-candidatos Antônio Campos (PRTB) chegou a anunciar que seria vice na chapa de Márcio Botelho, mas rompeu com menos de um mês após o anúncio. Ele continua as articulações para compor a sua chapa.

Os pré-candidatos Pallomma Mello (PSOL) e André Avelar (Mobiliza 33) ainda não definiram as suas vices.

Investigação em Olinda

No meio desse xadrez que se transformou a montagem das chapas em Olinda, o Ministério Público de Pernambuco acatou, na última segunda-feira (22), a “representação por utilização da máquina pública por parte do prefeito de Olinda para angariar votos para sua candidata”, abrindo um inquérito civil contra o prefeito Professor Lupércio. A acusação é de que o gestor estaria utilizando os garis que prestam serviço público de limpeza ao Município de Olinda para realizar a limpeza de área privada, caracterizando desvio de finalidade.

Ao site NE10, a Prefeitura de Olinda, por nota, informou que não recebeu a notificação do MPPE. “A gestão ressalta que não utiliza servidores públicos de qualquer natureza para benefício de nenhum candidato”, destacou.

O fato é que essa denúncia já está sendo utilizada por uma adversária direta Mirella. Ao saber da posição do MPPE, Izabel condenou. “O Ministério Público, ao instaurar um inquérito para apurar o suposto uso da máquina pública de Olinda em favor da candidata do prefeito, levanta uma forte suspeição sobre as práticas adotadas”, afirmou a pré-candidata do PL.

Em uma eleição que promete ser muito acirrada, um erro na escalação do time pode comprometer a caminhada dos candidatos numa disputa de tiro curto, como será a de outubro. À pré-candidata do governista, a investigação contra o prefeito representa uma carga a mais de tensão.

Agora, é aguardar os próximos lances da disputa em Olinda e torcer para que o foco dos debates seja a cidade, e não apenas as denúncias, que foram estrelas nas últimas disputas do município.

Veja também:

TRE-PE reconhece fraude à cota de gênero e cassa quatro vereadores de Olinda

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

  1. Temos que salvar a cidade de Olinda pois a melhor opção é o pré-candidato o Advogado Márcio Botelho que tem 8 anos de vice e conhece todos os problemas da cidade de Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp