Elias defende integração do Jaboatão dos Guararapes ao Sistema Único de Segurança Pública

Elias

Em sabatina na TV Nova Nordeste, na tarde desta terça-feira (16), o pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes defendeu a integração do município ao Sistema Único de Segurança Publica (Susp). Ao criticar a omissão das gestões de Anderson Ferreira (PL) e Mano Medeiros (PL) na prevenção à violência, particularmente nas áreas periféricas da cidade, Elias disse ser preciso “assumir responsabilidades e não largar os problemas da população no colo dos governos estadual e federal”.

Instituído em 2018 por meio da Lei 13.675, o Susp criou uma arquitetura uniforme para a segurança pública em âmbito nacional, a partir de ações de compartilhamento de dados, operações integradas e colaborações nas estruturas de segurança pública federal, estadual e municipal, tendo como órgão central o Ministério da Justiça.

Questionado pelos jornalistas Pedro Paulo, Wellington Ribeiro e Hamilton Rocha, Elias citou o êxito do programa Jaboatão em Ordem, implementado sob suas gestões (2009-2016), responsável pela redução em 39% do índice de criminalidade no município. E destacou a possibilidade de firmar parcerias com outras cidades na busca por programas e iniciativas exitosas no setor, a exemplo do Compaz, modelo de centros comunitários de integração social em prática no Recife.

“Hoje, Jaboatão dos Guararapes se vê refém de um isolamento político e de uma falta de zeladoria que têm vitimado a população. Estamos com a nossa pré-candidatura tendo como base a experiência de uma trajetória político-administrativa de décadas no serviço público, mas, sobretudo, de olho no futuro. Temos ao nosso lado um time técnico e político de peso, nomes como o do presidente Lula (PT) e do prefeito do Recife, João Campos (PSB). É impossível se falar em governabilidade sem capacidade de diálogo, e a atual gestão é prova do quão prejudicial à população pode ser o extremismo e o isolamento político”, ressaltou Elias.

Em recente encontro com o presidente da República, Elias apresentou uma carta-manifesto na qual propõe a criação de Conselhos Municipais de Segurança Pública como meio para que as prefeituras possam atuar no enfrentamento à criminalidade em parceria com os governos estaduais e a União.

“Apesar de conhecer bem a cidade, tenho me debruçado diuturnamente no processo de escutas populares para ouvir as pessoas de cada comunidade do município. Iremos apresentar esse resultado em breve quando do anúncio do nosso plano de governo. Estamos preparados e cientes das mazelas causadas à cidade pela atual gestão, mas esperançosos na construção de um futuro melhor, e, para isso, contamos com o irrestrito apoio do time do presidente Lula”, pontuou Elias.

Veja também:

Elias debate ações de empoderamento feminino em reunião com Maria Arraes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

2 respostas

  1. Precisamos sim de criar em primeiro lugar uma segurança as Comunidade queremos ter o direito livre de revidicar nossos diretos sim .confio quer poderemos melhorar Jaboatão não na parte de uma segurança quer a população se sinta em segurança, como na saúde educação e moradia .por isto confio e voto em você porquer acredito, quer vocecpossa vim mudar JABOATÃO EM UM TODO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp