Prefeitura do Recife representa Brasil na Conferência Global Insight sobre Inteligência Artificial, em Paris

A cidade do Recife levou suas experiências na área de tecnologia e inovação, em especial o uso da inteligência artificial na prestação dos serviços públicos, para a Edição 2024 do Global Insight Conference on Artificial Intelligence (GICAI), que acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/07), em Paris, na França. O gerente geral de Transformação Acadêmica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Toscano, apresentou as iniciativas inovadoras da cidade durante palestra intitulada “Como a IA está mudando o desenvolvimento das cidades emergentes: de Recife para o mundo”.

A conferência, que tem como tema geral “Desencadeando as últimas tendências em Inteligência Artificial”, proporcionou sessões simultâneas e discussões em painel de alto valor para estudantes, acadêmicos e investidores.

“O evento é uma vitrine para o uso disseminado da IA, com palestras, visitas acadêmicas e apresentações de artigos revisados por uma comitiva internacional. Todas as iniciativas recifenses foram recebidas com muito entusiasmo pela comunidade científica que ficou surpreendida com a coragem do poder público, a qualidade das soluções e o quanto conseguimos implementar desde a pandemia”, afirmou.

Rafael Toscano, que também é doutorando pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e professor na Uniaeso, destacou a importância da aproximação da comunidade acadêmica e o interesse na colaboração internacional dentro das iniciativas do UniverCidade, programa recém-lançado pela Prefeitura do Recife para fomentar a integração entre as Instituições de Ensino Superior, o ambiente de inovação local e o setor produtivo.

“Estamos entusiasmados pelo fato de que mais de 20 pesquisadores internacionais manifestaram interesse em participar do UniverCidade através de nossa Rede NIT, que hoje agrega representantes de oito universidades e institutos públicos e privados da nossa região. Internacionalizar a Rede NIT é internacionalizar Recife e escalar as boas soluções para todo o mundo”, declarou Toscano.

A participação de Recife na GICAI 2024 não só colocou a cidade no mapa global da inovação em IA, mas também reforçou seu compromisso com a internacionalização e a colaboração científica. As iniciativas recifenses mostraram ao mundo que é possível, em pouco tempo, democratizar e escalar soluções baseadas em inteligência artificial para transformar a vida das pessoas, confirmando a cidade como um modelo a ser seguido em desenvolvimento urbano e inovação tecnológica.

Veja também:

Plataforma GO MEI celebra os primeiros contratos para serviços prestados à gestão municipal

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp