Com informações do FolhaPE
Dois acidentes no novo centro de convenções Recife Expo Center, localizado no Cais de Santa Rita, no centro da capital Pernambucana, deixaram trabalhadores da construção civil feridos. No final da manhã desta terça-feira (9), um andaime que desabou. A Tecla, empresa responsável pela obra, afirmou, por meio de nota, que o escoramento do andaime cedeu.
Um pouco antes, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Construção Civil de Pernambuco, um funcionário que também havia se acidentado.
Ainda segundo informações do Sindicato, dos feridos, um foi encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby; Outros dois foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul; por fim, quatro foram liberadas pela empresa.
A vítima que foi levada ao HR tinha 63 anos, deu entrada na Emergência Geral, mas o próprio paciente pediu que não fossem divulgadas informações sobre ele.
Escoramento do andaime cedeu
Empresa responsável pela obra, a Tecla divergiu do número de acidentados divulgado pelo sindicato. Informou que o desabamento aconteceu porque o escoramento do andaime cedeu. Segundo informação da empresa, três trabalhadores tiveram ferimentos leves e receberam assistência médica.
“O que cedeu foi um andaime, que fazia uma concretagem. A estrutura civil do Centro de Convenções do Recife está intacta”, disse a empresa, por meio de nota.
“Esse escoramento é feito por empresa terceirizada, que passa pelos nossos parâmetros de segurança. Agora vamos avaliar a estrutura para saber o que vamos poder fazer”, explicou o diretor da empresa, Rogério Castro.
Ainda segundo o diretor, os funcionários acidentados no desabamento estão com escoriações leves, mas passam bem.
Quanto ao trabalhador envolvido no acidente de mais cedo, no poço, a explicação foi uma falha individual e não da estrutura, e que o acidentado passa bem.
“A gente fez todos os procedimentos. Esse parâmetro foi feito para todas as estruturas. Graças a Deus não tivemos nenhuma vítima fatal ou com ferimentos graves. A gente sempre deu valor à segurança e todos estavam trabalhando com os equipamentos de segurança”, completou o diretor.
A obra começou em dezembro e conta com 100 funcionários.
Recife Expo Center
O empreendimento, que tem investimento de R$ 65 milhões, tem previsão de abertura para agosto. O complexo está sendo erguido em uma área de oito mil metros quadrados e terá um pavilhão com 4.100 metros quadrados, além de um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas.
O espaço tem como objetivo ser o primeiro centro de convenções do Recife, e deverá suportar o fluxo de veículos pesados, além de oferecer alas de lazer e convívio para as pessoas.
Veja também:
Recife ganha complexo hoteleiro que vai gerar mais de 2 mil empregos