A advogada popular Michelle Santos (PSOL) mostrou força no lançamento da sua pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru, na noite desta quinta-feira (04), no City Hotel Premium. O evento, organizado pela Federação PSOL/Rede, contou com a presença de lideranças de diversos partidos, organizações e movimentos sociais, não só de Caruaru, mas de todo o estado.
Comparecerem lideranças psolistas de Surubim, Pombos, Bezerros, Bom Jardim, Palmares, Barreiros, Sirinhaém, Olinda e Recife; além de representantes e militantes da Rede Sustentabilidade, da Unidade Popular (UP), do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partico Comunista do Brasil (PCdoB). Também fizeram-se presentes o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem Teto (Must).
Joelma Carla (PSOL), ex-deputada das Juntas e pré-candidata a vereadora de Surubim, Leonardo Luiz, representando a deputada estadual Dani Portela (PSOL), pré-candidata à Prefeitura do Recife, e Eduardo Guerra (PCdoB), que foi candidato de Caruaru pelo PSOL em 2016, também marcaram presença no evento.
Michelle prega combate à opressão
Michelle discursou após as falas de todas as lideranças. Ela destacou sua trajetória e apontou para a necessidade de levar a coletividade e a empatia enquanto princípios.
“Eu comecei a lutar quando percebi que, mesmo sendo de classe trabalhadora, há pessoas em situação bem pior que a minha. É ver de forma concreta a manifestação da injustiça social, das desigualdades e da opressão”, apontou a pré-candidata.
O presidente do Diretório Estadual do PSOL, Samuel Herculano, parabenizou as pessoas presentes.“Quero parabenizar todos os presidentes e pré-candidaturas que vieram aqui, que acreditam nessa pré-candidatura de Michelle. Cuida, Caruaru! Mas, cuida pra Michelle cuidar de vocês. Michelle, quero dizer a você que estamos juntos, pode contar com esta presidência!”.
A dirigente nacional da Rede Sustentabilidade Alice Gabino trouxe uma mensagem da presidente nacional do partido, Heloisa Helena, e afirmou que a Rede se sente representada com o projeto do PSOL em Caruaru. “A Rede não vai se colocar nessa eleição para proporcional, mas a gente se sente representado por todos vocês. É uma felicidade estar aqui com a nossa bandeira”, afirmou Alice.
O evento contou com vários depoimentos sobre a realidade de Caruaru. As pré-candidaturas da chapa proporcional fizeram denúncias sobre o estado da cidade, apontando áreas e pautas que precisam de maior atenção. O presidente estadual da Federação PSOL/Rede, Jerônimo Galvão, chamou atenção para essas questões.
Segundo Jerônimo, “Caruaru é a quinta cidade com mais pessoas passando fome em Pernambuco. Aproximadamente, 10% da população da cidade se encontra em estado de desnutrição. São dados de uma pesquisa deste ano. Temos aproximadamente 5 mil pessoas nesta cidade que não fazem as três refeições diárias, são pessoas que estão em insegurança alimentar. São dados alarmantes”.
Para ele, Michelle representa a possibilidade de enfrentar esses problemas. “Aqui, hoje, nós temos a esperança de mudar essa realidade, uma esperança de poder fazer todas as pessoas na cidade de Caruaru comer no café da manhã, no almoço e no jantar. Temos a esperança de fazer mudanças na educação, na saúde, na segurança e em tantas outras áreas. Michelle Santos traz essa esperança para a renovação”.
Veja também:
Raquel prestigia inauguração do Centro de Referência e Formação da 1ª Infância de Caruaru