O roteiro começou a ser seguido. Um dia depois de anunciar que a sua pré-candidatura à Prefeitura de Olinda era “prego batido”, o nome do PT na disputa, o vereador Vinícius Castello, recebeu o apoio do PSB à sua postulação.
O anúncio foi feito por meio de uma colab, a partir do Instagram do prefeito do Recife João Campos e que contou com o próprio petista e os deputados Pedro Campos (federal) e Gleide Ângelo (estadual), que chegou a ser cotada para a disputa no município.
“Olinda sabe que pode contar com o nosso apoio. Por isso, o PSB decidiu seguir ao lado de Vinicius Castello (@viniciuscastelllo)! Vini é um jovem da periferia da cidade que abraçou a política como missão e está pronto pra ser prefeito. Esta é uma aliança por Olinda, por um projeto transformador de cidade e pela unidade das forças populares. Agora é oficial e agora é Vinicius, pela mudança de Olinda! ✊”, destacou um trecho da. postagem
O pré-candidato agradeceu o apoio em uma mensagem na própria postagem.
“Olinda e Recife passarão a andar lado a lado, meu prefeito. Uma honra poder contar com o teu apoio, bem como @gleideangelo e @pedrocampospe ! Vamos juntos, por Olinda, Recife, Pernambuco e o Brasil! ✌🏾”, afirmou o pré-candidato.
O apoio do PSB foi sem pré-condições. Apesar disso, o partido espera um gesto, contemplando a legenda com a vice na chapa. E esse talvez seja mais uma demorada costura para uma solução final.
O PCdoB dos ex-prefeitos Luciana Santos e Renildo Calheiros, depois de abrir mão da cabeça de chapa, esperava receber a vice no município. Mas há um empecilho. A legenda já deve ocupar a vice de João Campos. Ainda no período permitido de filiações para quem vai disputar um cargo neste ano, o gestor do Recife colocou o seu chefe de gabinete, Victor Marques, no PCdoB. Com isso, na teoria, estaria contemplando a Federação formada pelo PT/PCdoB/PV.
Na prática, no entanto, os comunistas não se sentem prestigiados com a indicação de Victor e começaram a trabalhar uma opção para ocupar a vice de Vinícius Castello. No município, circulou o nome do empreendedor do Shopping Patteo, Celso Muniz, para ocupar a vaga na chapa, numa articulação comandada por Renildo Calheiros.
Independentemente disso, Vinícius Castello, que já largou tarde na disputa, corre contra o tempo para romper a barreira do desconhecimento e vincular ao máximo o seu nome ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as liderança do PSB, PT, PCdoB e de outros partidos que aderirem ao projeto.
Ato em Olinda
Por hora, no entanto, os aliados preparam um grande evento na próxima sexta-feira (28), com a possível presença da presidente do PT, Gleise Hoffmann, para marcar o lançamento da pré-candidatura.
Veja também:
Vinícius Castello confirma pré-candidatura e lançamento deverá ocorrer na sexta-feira (28)