Instado à posição de pré-candidato da frente de esquerda em Olinda, o vereador Vinícius Castello (PT) tem pressa. A definição pelo seu nome ocorreu na segunda-feira (10) à noite. Na tarde da terça-feira (11) ele já estava dentro do avião rumo a Brasília para acertar os últimos detalhes com os líderes partidários e colocar o bloco na rua.
Seria (ou é) o ponto final de uma pendenga que vem se arrastando há meses. Como o PCdoB tinha a prioridade de indicação no campo de esquerda, todos os outros partidos ficaram aguardando, ansiosos e incomodados, por um aceno da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, se iria ou não entrar na disputa. Ela usou todo o tempo que a legislação eleitoral permitia e, no final do prazo, decidiu permanecer no ministério, uma vez que não recebeu o compromisso do presidente Lula de manter a pasta com o PCdoB.
Vereador de primeiro mandato, eleito com 2.007 votos em 2020, ligado ao senador Humberto Costa, Vinícius sabe que tem um longo caminho a percorrer. Enfrenta o desconhecimento da população e o olhar enviesado de parte dos aliados no município, que tiveram que ceder a cabeça de chapa ao PT, mesmo com a então pré-candidata do PSB, a deputada Gleide Ângelo, aparecer liderando todas as pesquisas de opinião.
Vinícius busca vinculação com Lula
Para driblar essa deficiência, ele aposta em colocar os nomes de peso da sua coligação no seu palanque. Vai buscar vincular a sua imagem ao presidente Lula, à ministra Luciana Santos, aos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e, também, à da deputada Gleide Ângelo, que, segundo fontes, garantiu empenho na campanha dele.
Romper a barreira do desconhecimento em Olinda não é uma tarefa fácil. A própria candidata do prefeito Professor Lupércio, a ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo Mirella Almeida, vem sendo colocada nos holofotes desde o início de 2023. Mesmo dando entrevistas em TV e rádio, bombando anúncios nas redes sociais, ainda patina no desconhecimento.
Até a sexta-feira (14), Vinícius estará em Brasília e espera resolver todas as pendências existentes, inclusive na questão da vice, que deve ficar com o PSB. A delegada Gleide Ângelo deve embarcar para Brasília nesta quarta. Então é possível que a tal vinculação de imagem comece a ocorrer nas próximas horas, com aquela tradicional foto de todos com os braços levantados e sorridentes para marcar a unidade.
Veja também:
Em Olinda, esquerda em compasso de espera. Luciana define até dia 6 se vai para a disputa