Prefeitura conclui formação de moradores e lideranças para colaborar com a prevenção do risco e resposta às emergências

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), entregou, nesta quarta (10), os certificados de conclusão do curso de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). A solenidade aconteceu no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e marcou a conclusão de mais uma etapa do processo de formação de agentes para atuarem na sensibilização, comunicação de risco à população e fortalecimento da resiliência comunitária.

Este ano, foram capacitados 55 moradores e lideranças de todas as regiões da cidade para atuar junto com o poder público na prevenção das situações de risco e resposta às emergências e desastres. A novidade foi o NUPDEC Mulher, que aconteceu na comunidade de Dancing Days, na Imbiribeira, reunindo lideranças femininas de diversas Comunidades de Interesse Social (CIS). Houve seis simulados de prevenção de desastres, com a participação ativa da população.

Os núcleos são uma proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco. “Nosso trabalho precisa do apoio da população, com todo mundo atuando junto. Os NUPDECs são extremamente importantes”, afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar. Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos.

O professor Fábio Pedrosa, do Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (LIMCS) da Unicap, lembrou que o Recife é uma das cidades mais vulneráveis do mundo para as questões ligadas às mudanças climáticas e ao aquecimento global. “Fico muito feliz por participar do encerramento deste treinamento, que capacitou pessoas de grande importância para as comunidades”, destaca.

Para José Roberto da Silva, que recebeu o certificado pelo NUPDEC Norte, concluir o curso foi mais uma meta vencida. “Agora estamos qualificados para trazer melhorias para os lugares onde vivemos. Aprendemos muito sobre assuntos como o efeito das chuvas no solo e sobre as mudanças climáticas”, elogia.

Letícia Maria da Silva de Souza, do NUPDEC Mulher, encarou o treinamento como uma oportunidade. “Foi uma experiência ótima para ajudar nossa comunidade nos períodos de chuva”, define.

AÇÃO INVERNO

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. A grande novidade deste ano será o início, até julho, das obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió, que conta com intervenções de alargamento, início da dragagem do rio, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na bacia do rio. Entre as outras medidas estão os trabalhos de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.

Foto: Brenda Alcântara/PCR

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp