Para dinamizar as necessidades emergenciais da população, a Prefeitura do Paulista inaugurou, nesta segunda-feira (08/04), a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade. A estrutura fica localizada na Rodovia PE-15, nº 2974, Arthur Lundgren I, ao lado da Escola Técnica Pernambucana (ETP). Na ocasião, foi realizada a renovação da frota com três novas ambulâncias de Suporte Básico. A programação contou com a participação do prefeito Yves Ribeiro e do atual senador e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, que anunciou a destinação de R$ 2,5 milhões em emendas para Paulista.
“No período em que eu era ministro da Saúde, em 2004, nós criamos o Samu nacionalmente e até hoje o serviço é a política pública mais bem avaliada do governo federal em todo o Brasil. Hoje é um dia de muita satisfação para mim, de poder entregar três ambulâncias do SAMU por intermédio das nossas emendas parlamentares para o município do Paulista” enfatizou o senador Humberto Costa.
Para o prefeito Yves Ribeiro, além da alegria de poder celebrar a conquista da “casa nova”, a localidade em que se encontra a nova sede do Samu, garantirá maior benefício e uma maior agilidade.
“Estou muito feliz em poder melhorar um trabalho tão importante, garantir a ampliação do SAMU e dar uma mobilidade melhor e melhorar assim a qualidade de vida para as pessoas. O SAMU é um dos melhores projetos criados no país para salvar vidas junto com o SUS e hoje receber uma emenda para investir no melhoramento da saúde é minha maior felicidade”, destacou Yves Ribeiro.
O Samu tem como objetivo prestar socorro à população em casos de urgência, visando reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de atendimento precoce. A inauguração do novo equipamento e a chegada das novas ambulâncias ao município irão auxiliar na organização do atendimento na rede pública. “Estou muito feliz por estar inaugurando uma base nova, cumprindo as necessidades básicas e também por estar renovando a frota com três viaturas para melhor atender a população”, comentou o coordenador geral do SAMU Paulista, Carlos Augusto Barreto Campello.
O Dia Mundial da Saúde, que se comemora anualmente no dia 7 de abril e visa garantir a conscientização do tema e estimular a criação de políticas voltadas ao bem-estar das pessoas, foi citado e celebrado pela secretária de Saúde, Kássia Moura.
““Pela primeira vez o SAMU vai ter uma unidade pensada, programada e adequada para receber a equipe. É, de fato, um marco para a saúde do município e isso acontece exatamente no mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. Gostaria de ressaltar que essas entregas também refletem o compromisso da gestão”, disse a secretária.