Márcio Didier

O MDB anuncia logo mais que fica onde está, ao lado do prefeito e candidato à reeleição João Campos. É a segunda legenda que namorou e quase casou com a governadora Raquel Lyra, mas decidiu apoiar o nome do gestor na eleição de outubro. A outra foi o PDT.  E mais uma sigla está a caminho de fechar com a reeleição de João Campos.

Quando se fala em xadrez político, essa disputa pode ser usada como exemplo clássico. A eleição de 2026 tá muito longe. Até lá, o vai e vem de partidos até será intenso. A cada lance, um cálculo diferente.

Mas a governadora, desde o ano passado, arregaçou as mangas e foi em busca de desidratar o campo político do prefeito, na intenção de diminuir o seu tamanho e, consequentemente, a sua vitória. Ela alega que vem trabalhando para ampliar a sua base política. Mas em todos os movimentos que fez não resolveu um dos principais entraves da sua gestão, que é a relação com a Assembleia Legislativa, onde acumula derrotas e depende de muitas negociações para aprovar os seus projetos.

Prova mais recente foi a questão que acaba com as faixas salariais para PMs e Bombeiros. Em tramitação nas comissões da Casa, o projeto foi retirado de pauta na última terça-feira diante da pressão por alterações no projeto. E dificilmente passará da forma que está.

O tempo

Do outro lado, o prefeito está com o tempo a seu favor. Bem avaliado nas pesquisas, tem gordura para se eleger sem um palanque gigantesco. E isso o ajuda na hora de ir à mesa com as legendas.

Aguarda os movimentos para fazer a sua jogada. Esperou uma definição da governadora em Caruaru, que conseguiu manter o prefeito Rodrigo Pinheiro no PSDB, para ir atrás do PDT. E o PDT estará em seu palanque. Deu tempo ao tempo, e tratou da manutenção do MDB na sua base.

É um jogo longo, de espera e muita paciência. Com final previsto para final de março ou início de abril de 2026. Se as jogadas do prefeito forem corretas, ele deixa a prefeitura para disputar o governo. Se a governadora acertar seus lances, reforça o caminho para reeleição. Até lá, haja jogo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp