Márcio Didier


O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, quando necessário, não foge de um embate. Mas na maioria das vezes busca o diálogo como forma de contornar os desacertos. E esse lado da conversa e da articulação ficou mais evidente desde que ele partiu em direção à conquista da presidência da Alepe, desbancando o preferido da governadora Raquel Lyra, deputado Antônio Moraes. E vem comandado a casa de Joaquim Nabuco com os deputados do seu lado, mostrando uma independência do Poder Executivo como há muito tempo a Assembleia não experimentava. Essa parceria parlamentar pôde ser comprovada durante eventos políticos no fim de semana, quando esteve ao lado de deputados de vários partidos para levar e receber apoio nos municípios do Estado.

Na sexta (8), atendendo ao convite do 1º Secretário da Alepe, Gustavo Gouveia, esteve com outros nove deputados na convenção do Podemos em Carpina, quando foi referendado o nome de Eduarda Gouveia, esposa de Gustavo, à prefeitura municipal. Nos discursos, todos fizeram referência ao presidente da Alepe.

No domingo, em sua casa em Canhotinho, recebeu 13 deputados estaduais, dois federais, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, dezenas de vereadores e lideranças de várias regiões do Estado para um almoço, que antecedeu à filiação da prefeita Sandra Paes ao Republicanos.

Nesse encontro reuniu medalhões do PSB, como o presidente estadual, deputado Sileno Guedes, e o irmão do prefeito do Recife, João Campos, o deputado federal Pedro Campos; o vice-líder do governo Raquel Lyra na Alepe, Joãozinho Tenório; deputados do PL e do PP, partidos aliados da governadora Raquel Lyra, Joel da Harpa e Cleiton Collins, respectivamente; o petista João Paulo, entre outros.

Fora do cardápio

Não estava escrito no cardápio do almoço que naquele espaço tudo era relacionado com articulações políticas para adiante, para além de 2024. Mas o tempero das conversas ao pé-de-ouvido não era outro que não o de disputas futuras.

Após o almoço, um ato robusto na cidade de Canhotinho. Mais do que marcar a filiação da prefeita Sandra Porto ao Republicanos, o evento mostrou o poder de articulação de Álvaro Porto e a convergência do seu grupo político com o PSB e o Republicanos, de olho em ações futuras, que devem culminar em 2026.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp