Um evento planejado e executado para ser um grande ponto de partida da pré-candidatura de Eduarda Gouveia à Prefeitura de Carpina. A quadra lotada do Colégio Dom Vital, toda decorada nas cores lilás e verde, reuniu centenas de pessoas, 10 deputados estaduais, um federal, um ministro e quatro prefeitos, que foram prestigiar a convenção municipal do Podemos, na qual Eduarda foi referendada como presidente no município.
O roteiro do evento foi feito para atingir segmentos que apresentam problemas na cidade. O primeiro a falar foi o deputado estadual Gilmar Junior. Enfermeiro de formação, ele tem um trabalho forte na área de saúde e na defesa do piso para a enfermagem, sua bandeira no mandato. E levou isso para o seu discurso.
Em seguida, três deputados que fazem parte da bancada evangélica na Assembleia: Cleiton Collins, Joel da Harpa e Junior de Tércio. Carpina tem um eleitorado evangélico forte, que representa mais de 30% da população. E esse público foi contemplado nas falas desses três parlamentares.
“Já está na hora de alguém entregar a chave e partir”, disparou Junior de Tércio, numa referência ao prefeito reeleito Manoel Botafogo e seu grupo político.
Dia da Mulher
Durante todos os discursos, referências ao Dia Internacional da Mulher. E a quinta pessoa a discursar foi a deputada estadual Socorro Pimentel, que falou não só deste tema, mas como médica pediatra se colocou à disposição para ajudar na área de saúde.
“Queremos que Carpina avance, com as mulheres sendo empreendedora, fortalecendo a economia desse município”, frisou Socorro Pimentel.
O evento foi muito prestigiado pelos deputados estaduais. Ao todo, 10 marcaram presença e declararam apoio a Eduarda, que é esposa do deputado e 1º secretário da Alepe, Gustavo Gouveia. Presidente da Casa, Álvaro Porto, em sua fala, destacou o fato de a pré-candidata vir de dentro da política, com o pai vereador.
“Quero parabenizar todas as mulheres, em nome de Eduarda, nesse Dia Internacional da Mulher. Eduarda sem dúvida vai ser a futura prefeita desse município e vai fazer uma nova história. Apesar da sua juventude, mas ela tem experiência. Ela vem de dentro da política. Tem seu pai que é vereador, tem seu marido que é deputado estadual, e tenho a certeza que Carpina vai dar uma virada de chave. Nós vamos eleger Eduarda prefeita e tenho certeza que tudo daqui pra frente vai melhorar o saúde, educação e segurança porque ela vai estar ao lado de homens e mulheres de bem”, destacou Álvaro Porto.
Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho chegou pouco depois de o ato começar por causa de compromissos da Pasta. Ele destacou que Carpina precisa de Eduarda, “uma pessoa preparada e de espírito público”.
“Quando você aperta a mão de Eduarda, você sente verdade. Quando você aperta a mão de Eduarda, você sente sinceridade, você sente firmeza, você sente transparência, você sente espírito público. Eu não tenho dúvida Eduarda, você não precisa da vida pública pra nada, você não precisa da política pra sobreviver, mas a política precisa de pessoas como você, mulher, uma jovem séria, preparada, que tem espírito público”, colocou Silvio Costa Filho.
Ao encerrar o evento, por volta das 22h, a pré-candidata Eduarda Gouveia mandou um recado firme para os adversários:
“Falam por ali sobre essa menina. Essa menina aqui tem nome. É Eduarda Gouveia e vai mudar a história política de Carpina. Carpina merece mais. Carpina pode mais!”, discursou Eduarda Gouveia, sendo aclamada pelos presentes.
Presenças
Estiveram presentes ao ato o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o deputado federal Lula da Fonte, os deputados estaduais Álvaro Porto (presidente da Alepe), Gustavo Gouveia (1º secretário da Casa), Gilmar Junior, Joãozinho Tenório, Cleiton Collins, Júnior Tércio, Mário Ricardo, Joel da Harpa, João Paulo Costa, Socorro Pimentel, os prefeitos Marcelo Gouveia (Paudalho), Sandra Paes (Canhotinho), Orlando Jorge (Limoeiro) e Danilson Gonzaga (Feira Nova), além dos ex-deputados Isaltino Nascimento e Alessandra Vieira.