Márcio Didier
O PP começa a se armar para buscar espaço na Região Metropolitana do Recife. Nas eleições de 2020, a legenda saiu das urnas sem conseguir eleger gestores nos 14 municípios da região. Agora, o partido liderado por Eduardo da Fonte e seu filho, Lula da Fonte, quer mudar essa escrita. Para tanto, no mesmo dia, esta sexta-feira (1º), dois atos em cidades importantes reforçam os nomes do partido a prefeitos em cada uma delas.
Refutando os rumores de que não estaria disposta a encarar as urnas em outubro, a deputada federal Clarissa Tércio recebe, nesta sexta pela manhã o apoio do Podemos à sua pré-candidatura a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral do Estado. Ela vai em busca dos votos evangélicos, que respondem por mais de 35% do eleitorado do município. Filha do pastor Francisco Tércio, fundador da Igreja Novas de Paz, ela tem a quase totalidade dos seus votos nesse segmento religioso.
Vai bater de frente com o prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros, que pertence ao grupo Ferreira, quem tem raízes na política nos evangélicos. Inclusive, teve o primeiro deputado estadual evangélicos, o patriarca da família Manoel Ferreira, eleito em 1986.
À tarde, Eduardo e Lula da Fonte vão a Olinda participar da convenção da legenda na cidade. O ato marcará ao mesmo tempo a posse do atual vice-prefeito Márcio Botelho como presidente municipal e pré-candidato à Prefeitura da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
Botelho aguardou a indicação do prefeito Professor Lupércio à sua sucessão. Sem sucesso, decidiu disputar em faixa própria numa eleição marcada por várias mulheres na disputa, incluindo a pré-candidata do prefeito, a ainda Mirella Almeida.
É buscando ampliar o seu espaço no Estado que Eduardo e Lula da Fonte, pai e filho, miram um eventual projeto majoritário em 2026.