Na disputa do Carnaval, quem ganha é o folião

Márcio Didier

Oficialmente, o Carnaval no Recife e em Olinda começa hoje. Mas a noite da quarta-feira (7) serviu de prévia do que virá nos próximos dias na capital pernambucana e no restante do Estado. Na Ponte Duarte Coelho, por volta das 19h, uma multidão se acotovelada para ver a alegoria do Galo da Madrugada ser erguida. Na mesma hora, a uma Rua do Sol de distância, o Palácio do Campo das Princesas fervilhava com ícones da música pernambucana: Claudionor Germano, Lia de Itamaracá e Alceu Valença. O que liga esses dois eventos, além das figuras emblemáticas da cultura, é que cada um foi comandado por possíveis adversários em 2026, na disputa pelo Governo do Estado.

No Palácio das Princesas, a governadora Raquel Lyra reuniu todo o seu staff para receber os homenageados do Carnaval Pernambucano. Entregou troféus e ganhou em troca uma palhinha dos convidados ilustres. A governadora vem investindo na folia de Momo. Serão R$ 20 milhões destinados a contratações de artistas da cultura popular, que farão 820 apresentações em 91 municípios. Dessas cidades, Olinda receberá o maior investimento, de acordo com o secretário de Turismo, Daniel Coelho, com R$ 5 milhões.

No mesmo horário, na Ponte Duarte Coelho, o prefeito João Campos comandou a festa de subida do Galo da Madrugada, em sua primeira edição, com direito a uma balsa com a orquestra do Maestro Forró e tudo que tinha direito. A PCR programou mais de 3.000 atrações em 49 polos distintos. De shows, serão 300 programados em 19 polos descentralizados, com nomes como Pitty, Alceu, Banda Sentimento, Marcelo Falcão, Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, Mc Sheldon, Mundo Livre, Devotos, Nação, Marcelo D2, Samuel Rosa, Paralamas do Sucesso, entre outros.

Abertura oficial

Nesta quinta-feira (8), Recife e Olinda realizam as suas aberturas oficiais da folia. Apesar de a governadora Raquel Lyra não ter anunciado a sua agenda, o secretário Daniel Coelho, no evento de anúncio das atrações de Olinda, garantiu que ela estaria presente na Cidade Patrimônio, ao som de Alceu Valença e Nação Zumbi. No mesmo horário, João Campos comandará a festa no Recife ao som de Gilberto Gil e Raphaela Santos.

Cada um no seu canto. Cada um com sua programação, montada sob medida para cair no gosto popular. Há quem diga que há uma disputa para quem faz a melhor folia. Mas o folião não quer nem saber. Ele é que sai ganhando, pois terá várias opções de diversão e em vários locais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp