Com o Carnaval se aproximando, a Prefeitura do Recife acelera os preparativos para que tudo funcione no período de Momo. Nesta terça-feira (9), a PCR participou de uma vistoria geral do percurso do Galo da Madrugada. No âmbito da gestão municipal, as ações serão coordenadas pelo Centro de Operações do Recife (COP), que engloba diversos órgãos, como Controle Urbano, Guarda Municipal, CTTU, Emlurb, Defesa Civil, entre outros, além da Neoenergia que também faz parte do COP.
A vistoria desta terça ocorreu em conjunto com outros órgãos envolvidos, como a Polícia Militar, Bombeiros, representantes do bloco, entre outros.
“Esta foi uma primeira vistoria para todos os órgãos conhecerem a situação do território, levantar os pontos macros envolvidos, planejar as ações e, posteriormente, já executar as ações específicas com cada secretaria ou órgão da Prefeitura do Recife. A Defesa Civil do Recife, por exemplo, já fez vistorias em toda a área e está trabalhando nas recomendações. A gente vai seguir monitorando cada ponto mapeado, em conjunto com todos os órgãos envolvidos no desfile, para que possamos garantir, principalmente, a segurança do folião recifense e turistas”, afirmou Anderson Soares, secretário-executivo do COP..
O Centro de Operações do Recife (COP) articula, inicialmente, as ações de 13 secretarias e órgãos municipais que atuam nos grandes eventos que impactam a cidade e no gerenciamento de crises, com respostas imediatas. O objetivo é integrar o trabalho dos servidores para aumentar a eficiência das ações. Representantes de áreas como Defesa Civil, SAMU, Guarda Municipal, Assistência Social, Emlurb, Controle Urbano, Assistência Militar e Saúde se reúnem numa sala equipada com painéis para monitorar a situação e agilizar o atendimento às ocorrências.
Foto: PCR Divulgação