Morreu nesta terça-feira (26), vítima de um mal súbito, o ex-vereador do Recife e ex-secretário de Saúde do Recife e de Olinda Paulo Dantas, aos 78 anos. Militante histórico do PcdoB, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e veio a óbito. A informação foi confirmada pelo deputado federal Renildo Calheiros, que lamentou a morte do amigo.
Natural de Piancó, na Paraíba, Paulo Antônio Gomes Dantas construiu a sua vida em Pernambuco. Médico pediatra formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi gestor público, ativista social e político.
Militância na UFPE
Iniciou sua militância ainda estudante da UFPE, entre os anos de 1963 e 1968, quando formou-se, sendo orador da turma concluinte.
Entre 1986 e 1988, ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde do Recife. Em 1989, ocupou o mesmo cargo na Prefeitura de Olinda.
Em sua atuação na Secretaria de Saúde do Recife (1986-1988), destacam-se a ampliação da rede de assistência com 12 novos Centros de Saúde; criação de comissões locais de saúde com participação de moradores, trabalhadores de saúde e dirigentes dos Centros de Saúde, para melhoria e controle dos serviços à população; e a realização de concurso público para 12 categorias de profissionais de saúde.
Trabalhou na comunidade dos Coelhos durante 30 anos como médico, entusiasta e defensor do SUS.