Políticos e PSB lamentam a morte de Antonio Figueira

A morte de Antonio Figueira sensibilizou o mundo político. Da governadora Raquel Lyra, do PSDB, passando pelo prefeito João Campos, até o PSB lamentaram o falecimento do médico, ex-secretário e articulador político.

Pouco minutos após a confirmação da morte, a governadora Raquel Lyra publicou na rede social X (antigo Twitter) uma mensagem lamentando a morte de Figueira.

“Soube há pouco do falecimento do médico, ex-secretário de Saúde de Pernambuco e superintendente do IMIP Antônio Carlos Figueira, que como profissional e homem público dedicou sua vida à defesa da Saúde. Expresso minha solidariedade à família e amigos neste momento de despedida. Que Deus console a todos (as)”, escreveu a governadora Raquel Lyra.

Mensagem emocionada

Muito ligado à Antonio Figueira, o prefeito João Campos escreveu uma longa e emocionada mensagem no Instagram, também distribuída pela sua assessoria.

“Perdi um grande amigo. A dor e a saudade são enormes, só perdendo pra gratidão que tenho de ter convivido com ele. Perdi meu pai muito cedo e, da mesma forma, foi muito cedo que mergulhei na vida pública. Nesse momento difícil da minha vida, com a partida do meu pai, eu vi tudo mudar muito rápido. Foi então que eu vi amigos do meu pai se tornarem meus amigos. O Figa se aproximou de mim com a intensidade que lhe era própria. Foi um amigo e conselheiro que estava sempre por perto, que se preocupava comigo – ele sabia que eu tinha um respeito muito grande por ele e que o carinho era recíproco. Estava sempre pronto pra me orientar. Me cobrava muito, era perfeccionista e não tinha compromisso com o erro. Sabia como eu funcionava e gostava de apertar meus calos, porque sabia que isso faria de mim uma pessoa mais forte e preparada”, escreveu João Campos.

Homenagem

O prefeito acrescentou que, como forma de homenagem, enviará um projeto à Câmara “para denominar a maior obra da saúde da nossa cidade com o nome de Antônio Carlos Figueira, que, por formação e missão de vida escolheu cuidar das pessoas e das crianças (como pediatra). Nosso hospital da criança levará seu nome”.

O PSB também divulgou nota lamentando o falecimento do ex-secretário, assinada pelo seu presidente estadual Sileno Guedes.

NOTA DE PESAR

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Pernambuco manifesta profundo pesar pelo falecimento de Antônio Carlos Figueira, ocorrido neste sábado (23). O médico e professor, que tinha 63 anos, construiu um legado transformador em sua área de atuação, notabilizando-se como defensor da medicina em sua dimensão social e de uma formação humanística dos profissionais do setor.

Antônio Figueira presidiu o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) em um período de forte expansão das atividades da instituição. Desde 2021, dirigia a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), da qual foi um dos idealizadores.

Sua marca como hábil gestor e articulador também se fez presente no setor público. Figueira foi assessor especial de Miguel Arraes na década de 1980. Já entre 1996 e 1998, no terceiro mandato do então governador, foi secretário adjunto de Saúde.

Em 2011, na segunda gestão do governador Eduardo Campos, voltou a contribuir com o Governo do Estado, permanecendo no comando da Secretaria de Saúde até 2014. Já no Governo Paulo Câmara, foi secretário da Casa Civil (2015-2017) e chefe da Assessoria Especial do Governador (2017-2020). Nesse período, também foi membro do Diretório Estadual do PSB.

A partida precoce de um homem com tantos serviços prestados à sociedade nos enche de tristeza, mas também da convicção de que tudo o que ele construiu continuará fazendo a diferença na vida dos profissionais que ele ajudou a formar e do povo que ele ajudou a servir. Nossos votos são para que os corações dos familiares e amigos sejam confortados neste momento de despedida”.

Sileno Guedes – Presidente estadual do PSB

Veja outros depoimentos:

“Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Antônio Carlos Figueira, que além de ser um grande profissional na medicina, foi também um excelente gestor público. Que possamos lembrar do grande legado deixado por ele no Imip e na saúde do nosso estado e que Deus conforte os familiares neste momento tão difícil.”

Romerinho Jatobá – presidente da Câmara Municipal do Recife

“Antônio Carlos Figueira, amigo e companheiro de luta. Tanto quanto o pai, professor catedrático de pediatria na Faculdade de Medicina da UFPE Fernando Figueira (meu professor), deixa sua marca como um dos grandes construtores do IMIP.

Antônio Carlos Figueira, em duas oportunidades em que me elegi vereador no Recife e deputado estadual, me conduziu por todo o IMIP, de sala em sala e enfermarias, me apresentando aos funcionários como amigo e candidato. Como secretário, um dos pilares nos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Estará sempre presente na memória de todos os que os que o conheceram e seguem acreditando que um outro mundo, de liberdade e justiça, é possível.”

Luciano Siqueira – Ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp