Prefeito do Agreste pernambucano troca o PL pelo PT

O ano eleitoral ainda nem começou, mas os prefeitos que vão disputar a reeleição começam a definir seu destino partidário. Em Caruaru, Rodrigo Pinheiro já optou pelo Republicanos. No mesmo Agreste, no entanto, uma transição de legenda chama a atenção. Eleito em 2020 pelo PL, que hoje abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro, o prefeito de Sairé, Gildo Dias, ingressou no PT do presidente Lula pelas mãos do senador Humberto Costa.

A essa altura o leitor deve estar pensando: “Que oportunista é esse Gildo. Quando Bolsonaro era presidente, ele estava no PL. Agora que o presidente é Lula, muda pro PT”. Hipótese errada. O prefeito de Sairé não se encaixa no perfil de um político aproveitador.

Filiação ao PL

Gildo ingressou no PL a convite do deputado federal André Ferreira, que ofereceu a legenda para disputar a prefeitura do município, em 2018. Na época, o então presidente não pertencia aos quadros do PL, cuja filiação ocorreu apenas em 30 de novembro de 2021.

Na campanha de 2022, Gildo manteve o compromisso com André Ferreira, que ajudou o município com emendas e máquinas. Foi o único nome do PL que apoiou na disputa. O prefeito fez campanha para o então candidato Lula, para o candidato apoiado pelo PT ao Governo, Danilo Cabral, e ao Senado defendeu o nome da petista Teresa Leitão.

Gildo e Humberto estão afinados. Tanto que o senador visitou o município na tradicional Festa da Laranja, no último dia 25, ao lado do também petista, deputado federal Carlos Veras. Também convidou o senador para estar presente às comemorações dos 60 anos do município, no próximo sábado (23).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp