Eriberto Filho: “Poderia ter uma força de vontade maior pra gente fazer a construção desse pacote (ICMS)”

O assunto da semana na política pernambucana foi o amplo debate sobre a questão de redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Foi um vai e vem de propostas, longas reuniões e, por fim, um acordo, após o prefeito do Recife, João Campos, atendendo a um apelo do presidente da Alepe, Álvaro Porto, aceitar a proposta de o município deixar de ganhar R$ 7,5 milhões na partilha. Mas um personagem foi decisivo para que a matéria fosse levada a plenário: o deputado estadual Eriberto Filho.

Só ele, como relator da proposta na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa, poderia apresentar emendas à matéria, pois todos os prazos já haviam vencidos e outros parlamentares não poderiam fazer sugestões. Ao editor do marciodidier.com.br, Eriberto Filho contou como foram os dias que antecederam a votação e diz que, a seu ver, poderia ter mais força de vontade para se chegar a um acordo.

“Acreditamos que (o governo) poderia ter um diálogo um pouco maior, uma força de vontade maior pra gente fazer a construção desse pacote”, destacou Eriberto Filho.

Apesar de estar em primeiro mandato, ele já transita bem pela casa. Isso graças aos anos em que trabalhou na equipe de seu pai, o ex-presidente da Casa Eriberto Medeiros.

Inclusão

O resultado disse são mais de 40 projetos de lei apresentados em 2023, grande parte dele voltado para a inclusão social das pessoas com necessidades especiais.

“Tenho alguns projetos voltados para as pessoas com transtorno do espectro autista, de capacitação para o mercado dessas pessoas. Nós fizemos também um projeto para que todo os funcionários públicos recebessem um devido ao treinamento para que pudessem atender também a essas pessoas, já que eles precisam, tem suas particularidades e é necessário um treinamento especial para que eles sejam atendidos”, explicou Eriberto Filho.

Segurança

Outro tema que tem a atenção do deputado é a questão da segurança pública. Mês passado a governadora Raquel Lyra anunciou um conjunto de ações do Juntos pela Segurança. Ao falar da situação “muito difícil” da segurança pública em Pernambuco, disse que é necessário adotar medidas emergenciais. Sobre o pacote, disse que algumas ações têm um prazo longo para execução.

“É um tempo muito longo. Temos a questão das faixas salariais. Também precisamos valorizar esses agentes de segurança pública que estão na ponta, que estão arriscando sua vida. São guerreiros e guerreiras que estão no dia a dia aí arriscando sua vida e que merecem ser valorizados”, afirmou Eriberto Filho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp