Transporte público mais acessível para que os fiéis possam celebrar a sua fé. É o que defende o vereador Felipe Alecrim (PSC). Ele é o autor do projeto de lei que tramita na Câmara Municipal do Recife e que institui tarifa social no sistema de transporte público de passageiros no município em 16 de julho e 8 de dezembro, dias das festas de Nossa Senhora do Carmo (padroeira do Recife) e Nossa Senhora da Conceição (padroeira afetiva do Recife), respectivamente.
As duas datas são feriados municipais, nos quais acontecem as duas maiores festas religiosas da cidade. O objetivo é, além de fomentar a cultura cristã, facilitar e garantir as pessoas, sobretudo as mais humildes, o exercício de sua fé.
Anualmente, essas festividades mobilizam milhares de fiéis para a peregrinação religiosa, aumentando o movimento no transporte público para os locais de celebração. Esse incremento na movimentação dos populares e fiéis também incentiva o comércio local, impulsionando a economia no município.
Viver a fé
O parlamentar destaca que “em dias festivos como estes, 16 de julho e 8 de dezembro, devemos favorecer o transporte público, sobretudo àqueles que, muitas vezes, deixam de participar e viver a sua fé, por falta de condições de transporte”.
“Além disso há os excessivos congestionamentos e o consequente trânsito lento nas ruas da cidade causados pelo acúmulo dos carros de passeio por conta dos eventos. A mobilidade urbana sai beneficiada quando o transporte público é beneficiado”, destacou Felipe Alecrim.
Foto: Carlos Lima/Divulgação