Camaragibe foi a primeira cidade de Pernambuco a iniciar o pagamento dos recursos da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, a fazedores de cultura do município.
A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, começou as transferências nesta segunda-feira (20), após cerimônia comandada pela prefeita Doutora Nadegi, que reuniu o deputado estadual João de Nadagi, secretários e artistas locais no Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro.
Investimento
Ao todo, o município vai investir R$ 1,4 milhão no pagamento de artistas; recursos provenientes de uma parceria com o Governo Federal. Foram analisadas 153 propostas, especificadas nas áreas de artes plásticas; artes cênicas; música; patrimônio; literatura; cultura popular e espaços culturais. A lista completa pode ser conferida no Instagram da Fundação de Cultura. Em relação à lista de Apoio ao Audiovisual, 43 propostas foram analisadas.
A prefeita destacou que o importante é assegurar o benefício aos fazedores de cultura da cidade.
“É com o imenso prazer que anunciamos Camaragibe como a primeira cidade a pagar a Lei Paulo Gustavo. Esse é mais um compromisso da nossa gestão com o segmento, mostrando a potência da nossa cultura local. Gostaria de mencionar o empenho da Fundação de Cultura, que tanto faz por nossa cidade, zelando e conservando a integridade do nosso patrimônio cultural”, ressaltou a Doutora Nadegi.
A presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe, Prazeres Barros, afirmou que quase 200 artistas foram contemplados
“Pudemos contemplar quase 200 artistas além dos espaços culturais da nossa cidade. Camaragibe hoje entrega não só o que é de direito aos artistas, mas também entrega a dignidade para que os cantores, cirandeiros, produtores culturais e outros, que continuem realizando seus trabalhos de forma digna. É mostrar que aqui tem cultura e espaço para todos quem amam a arte e tradição local”, relatou a presidente da Fundação de Cultura, Prazeres Barros.