Na Alepe, a pressa virou best friend da discórdia

Márcio Didier

O povo costuma dizer que a pressa é inimiga da perfeição. No caso da eleição para o comando da Assembleia Legislativa, a pressa virou best friend da discórdia. Logo mais, às 11h, os discursos serão todos de unidade, de que a Casa está coesa, saiu maior do processo e demais frases prontas. Mas 24 horas antes, a Alepe começava a ficar em polvorosa. Cada deputado cavando seu espaço.

Logo cedo, o clima estava sereno. Ou ao menos todos aparentavam isso. Diziam apenas que só Agailson Victor e Cleiton Collins não tinham direito a uma nova reeleição. Aos poucos, no entanto, foram surgindo informações de insatisfações. E que a cobiçada primeira secretaria, ocupada por Gustavo Gouveia, era o alvo das articulações rebeldes.

Não faltaram nomes dos que estariam se articulando. O próprio Aglailson Victor, Kaio Maniçoba, Francismar Pontes… e os rumores aumentando.

Quando começou a sessão, o clima já estava pesado. E piorou quando Antônio Moraes foi à tribuna demonstrar a sua insatisfação pelo fato de a emenda que antecipava a eleição ter sido aprovada na CCLJ, comissão que preside, sem a sua presença. Lembrou que há um julgamento no STF sobre isso e que a Casa deveria adiar a eleição, marcada para esta terça-feira (14). Se o clima já estava desconfortável, azedou de vez. Ao fim da sessão, alguns grupos se formaram. Um chamou a atenção, por reunir Gustavo Gouveia e Kaio Maniçoba.

E tome mais reuniões nos gabinetes. Até que, por volta das 22h, foi fechado um consenso sobre a nova, mas nem tão nova assim, Mesa Diretora.

Em julho, numa entrevista ao editor do marciodidier.com.br, o presidente Álvaro Porto ressaltava a unidade e o entrosamento da Casa. O açodamento para resolver em 2023 uma eleição que só ocorreria em 2025 deu, no mínimo, uma desestabilizada nessa harmonia quase tibetana que era exaltada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp