TV chega a quase todos os lares pernambucanos. Na campanha, isso faz diferença

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada nesta quinta-feira (9) trazem dados interessantes sobre Pernambuco, que não podem ser desprezados na disputa municipal. De acordo com o levantamento, 94,4% de um total de 3,4 milhões de lares no Estado têm ao menos um aparelho de TV (de tubo ou tela plana). Isso representa o maior percentual do Norte e do Nordeste.

Se a televisão chega a quase todos os domicílios, o mesmo não se pode dizer do rádio. A pesquisa aponta que 58,2% têm ao menos um aparelho que reproduz rádio, veículo que já foi considerado o mais ramificado do País, pela facilidade de acesso ao equipamento.

Numa proporção inversa ao número de televisões nos lares, a TV por assinatura é encontrada em apenas 12,6% das casas, enquanto o serviço de streaming chega a 34,8% das residências.

Os dados mostram o desafio que será em alguns municípios para chegar ao eleitor na propaganda gratuita de rádio e televisão.

Segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, Jaboatão não tem estação de TV no município. Por isso a campanha terá que ser montada toda em cima de rádio e redes sociais, que muitas vezes são aversas à política.

Um desafio a mais para os futuros candidatos que tentam chegar ao poder. Já o prefeito Mano Medeiros de certa forma sai ganhando, pois tem a campanha institucional da prefeitura até junho e tem a estrutura e as entregas da prefeitura nos próximos meses.

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SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

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