O prefeito do Recife, João Campos reuniu-se, em Brasília, com a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional. Durante o encontro, que contou com a presença dos três senadores e de 18 deputados federais do Estado, o gestor apresentou as prioridades de administração municipal e discutiu a destinação de emendas no Orçamento Geral da União para 2024, buscando apoio para ações direcionadas à população recifense.
Ele enfatizou a importância de promover a igualdade de oportunidades por meio de políticas públicas centradas em quatro eixos fundamentais: educação, saúde, segurança alimentar e acesso a direitos. As ações prioritárias da gestão incluem a criação de creches, expansão da Atenção Básica, e a construção de restaurantes populares, cozinhas comunitárias e banco de alimentos.
Compaz
João Campos também pediu apoio para construção e manutenção da rede Compaz, que foi reconhecido pela ONU como o equipamento que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e de 14 Centros Arrecife – espaços integrados de diálogo continuado com a comunidade, que têm o objetivo de promover a proteção social, aumentando o nível de empregabilidade entre os jovens e impactando na redução da violência nas comunidades. Os primeiros Centros Arrecife serão construídos no início de 2024.
“A gente pode apresentar informações sobre a nossa cidade e a nossa prioridade para a emenda de bancada, que é um conjunto de obras na assistência social, na criação dos centros Arrecife, uma política pública desenhada na cidade do Recife, que a gente vai começar a implantação com a construção de quatro centros e a gente solicitou a bancada que pudesse ser parceira dessa iniciativa, começando com R$ 15 milhões para a construção dos quatro primeiros centros nos territórios mais vulneráveis. A gente sabe que cada parlamentar tem uma pauta, tem uma região, tem uma área de defesa prioritária do mandato e a gente entende que a nossa capital pode ter a atenção de todos e todas. Então aqui eu agradeço a presença de todos e esse diálogo vai continuar de forma permanente, porque, na política, quando a gente soma quem sai ganhando é a população”, afirmou João Campos.
Avanços
Durante o encontro, o prefeito destacou os avanços do Recife nos últimos anos, com o aumento de 70% no número de vagas em creches; a qualificação da estrutura física da rede municipal de ensino; os investimentos para promover uma grande reestruturação na Saúde, que já reduziu pela metade a fila de espera por cirurgias no município; o equilíbrio das contas públicas; e as ações para mitigar os impactos das chuvas na cidade.
Além disso, elencou as iniciativas da Prefeitura para construir uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades e para enfrentar os efeitos da crise que atingiu o Brasil nos últimos anos.
Mais vulneráveis
O gestor ressaltou as ações que priorizam os mais vulneráveis e que fizeram com que o Recife pudesse avançar nos indicadores sociais. A cidade que ocupava, desde 2012, a primeira posição no ranking das capitais mais desiguais do país, ocupa atualmente o meio da tabela, na 12a posição. O índice de Gini, instrumento que mede o grau de concentração de renda, passou de 0,622 em 2017 (pior resultado da história) para 0,546 atualmente.
João Campos ainda agradeceu o apoio que a gestão vem recebendo da bancada. Desde 2021, os senadores e deputados federais pernambucanos já destinaram mais de R$ 53 milhões para a construção da Ponte Jaime Gusmão (Monteiro-Iputinga), que está com ritmo acelerado de obras e será inaugurada no ano que vem; Hospital da Criança, que vai começar a ser construído em janeiro; e para as obras de proteção de encostas.