João Campos participa de mutirão de cuidados nefrológicos

João Campos visita o Instituto do Fígado

O prefeito João Campos, visitou, nesta sexta (27), o Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco (IFP), parceiro da Prefeitura do Recife no 3º Mutirão Recife Cuida Especialidades.

Lançado no último dia 22 de agosto, a força-tarefa está proporcionando, em um período de seis meses, a realização de 130 mil procedimentos em unidades de saúde privadas e conveniadas para pacientes na fila do SUS na capital, a partir de um investimento de R$ 51 milhões. Desde então, já foram realizados mais de 64.1 mil exames, diminuindo a espera em 47%, e quase 9 mil cirurgias, uma redução de 54% da demanda reprimida.

“O Instituto do Fígado de Pernambuco é uma das sete entidades parceiras da Prefeitura do Recife que participam do mutirão de consultas e exames, o Recife Cuida. Quando realizamos essas visitas, conversamos com pessoas que estavam esperando há mais de um ano por um procedimento especializado e vemos a importância da ação. O nosso mutirão está funcionando a todo vapor, conseguindo diminuir as filas”, destacou o prefeito João Campos.

Com mais de 15 anos de atuação, o IFP é uma instituição privada e sem fins lucrativos, um dos mais modernos centros especializados nas ações de pesquisa, ensino, prevenção e tratamento das doenças gastrohepáticas oriundas do SUS. Durante o mutirão da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), irá ofertar 18.600 procedimentos. Até o momento, o instituto já foi responsável por 1.457 consultas em gastroenterologista; 1.143 endoscopias digestivas alta; 95 colonoscopias e 1.601 ultrassonografia (abdominal total, superior e de tireóide).

Balanço

Durante o 3º Mutirão Recife Cuida Especialidades, já foi possível reduzir significativamente a espera por diversos por procedimentos especializados, chegando inclusive a zerar, como foi o caso da fila por eletrocardiograma. Somente no âmbito de cuidados cardiológicos, a diminuição foi de 88% para teste ergométrico e 86% para ecocardiograma. Já para espirometria, a queda já chega e 82% e em ultrassonografias, a média tem sido de 50%. Em cirurgias, a vascular foi reduzida em 60%; a geral em 58% e a pediátrica, em 73%.

Atualização cadastral

Para ter acesso aos serviços, os pacientes em lista devem estar com seus contatos (especialmente o número de telefone/whatsapp) atualizados junto aos sistemas da Prefeitura. Basta acessar o link ; o Conecta Recife (site ou aplicativo) ou mandar uma mensagem para o ConectaZap  da PCR (81 – 9.9117-1407). Outra opção é procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp