A prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, inaugurou nesta quinta-feira (26) a nova casa de apoio do município no Recife, no bairro do Prado. Ela estava ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Álvaro Porto.
Como Canhotinho fica a 206 quilômetros do Recife, a casa é destinada a hospedar pacientes que precisam fazer acompanhamento médico no Recife. A casa de apoio assegura acolhimento e conforto a doentes e seus acompanhantes durante consultas, tratamentos, terapias e outros procedimentos necessários ao restabelecimento da saúde de cidadãos e cidadãs de Canhotinho.
Bênção
A cerimônia foi aberta com a benção do padre Augusto César Figueiroa de Arruda, pároco de Nossa Senhora de Belém, bairro da Encruzilhada, que destacou o papel de acolhimento e exercício de generosidade que move a casa de apoio.
“Temos a certeza de que todos que chegarem aqui terão os cuidados necessários à sua recuperação”, disse padre Augusto.
O prefeito de Quipapá – cuja casa de apoio é vizinha ao equipamento de Canhotinho, reproduzindo a situação geográfica dos municípios -, Alvinho Porto, parabenizou a todos os que fazem a saúde canhotinhense e enfatizou ser fundamental cuidar dos que mais precisam.
Melhor atendimento
O ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto destacou que as novas instalações da casa é a reafirmação de uma política do município, iniciada na primeira gestão de Álvaro Porto, ainda em 2005, que foi perpetuada nas administrações seguintes.
“A cada nova gestão, cada um foi trabalhando à sua maneira para melhorar o atendimento”, destacou Felipe Porto.
Por sua vez, a secretária de Saúde do município, Yoná Alves, ressaltou que a casa de apoio chega aos 18 anos de serviços prestados à população, atendendo a pessoas dos quatro cantos do município e sendo reconhecida como um espaço de cuidado. “
Aqui não é só um lugar que tem cama, comida e teto para quem vem em busca de tratamento. É lugar de acolhimento e atenção que envolve todos os que trabalham na casa”, frisou Yoná Alves.
Emoção
Bastante emocionada, a prefeita Sandra Paes salientou a alegria de poder entregar à população canhotinhense uma casa devidamente preparada e equipada para acolher quem necessita.
“A casa é linda e confortável, mas aqui estão depositados também dedicação, amor e tantos outros sentimentos bons. Toda a equipe que trabalha aqui é comprometida em cuidar e tratar bem de quem chega em busca de tratamento”, disse Sandra Paes.
No seu discurso, o deputado disse que, mesmo antes de chegar à prefeitura – ele foi prefeito por dois mandatos –, a situação de desamparo vivida pelos conterrâneos era algo que lhe incomodava.
“A criação da casa foi uma das primeiras decisões que tomei como prefeito. Começamos com um imóvel perto do Hospital Osvaldo Cruz e de lá para cá as gestões têm trabalhado para melhorar os serviços. Nestes 20 que o nosso grupo está à frente da prefeitura o comprometimento em ajudar as pessoas da melhor forma possível sempre esteve presente”, pontuou Álvaro Porto.