Governo de Pernambuco que construa praças de alimentação nos hospitais Agamenon Magalhães (HAM) e Barão de Lucena (HBL), ambos localizados no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife.
Mensalmente, nas duas clínicas, de acordo com dados da Secretaria de Saúde estadual, mais de 12 mil pessoas são atendidas em diferentes especialidades.
“Com a grande procura pelos serviços de saúde oferecidos no Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, um comércio informal foi montado nos dois espaços, sem estrutura física e sanitária, ocupando as calçadas e atrapalhando a circulação dos pedestres. Além disso, e acredito que seja o mais grave, existe um acúmulo de lixo nos locais, pois as embalagens dos produtos que são comercializados nas barracas são descartados de forma inadequada”, explica Jarbas Filho.
Ambulantes
De acordo com relatos, cerca de 70 ambulantes podem ser encontrados nas calçadas dos dois hospitais, comercializando diferentes tipos de produtos, frutas e verduras.
“Os comerciantes se queixam da falta de um espaço adequado para que eles também continuem oferecendo os seus serviços ao público com segurança sanitária. Acredito que a construção das duas praças de alimentação irá ordenar o comércio informal, além de assegurar o bem-estar às pessoas atendidas nos dois hospitais, seus acompanhantes e funcionários”, concluiu Jarbas Filho.