Problema que atinge milhares de pernambucanos há mais de três décadas, os prédios-caixão serão o tema de diligência externa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, que desembarca no Recife nesta quinta-feira (26). A proposta foi do senador Humberto Costa (PT), que preside o colegiado.
A comissão terá uma agenda intensa no estado. Pela manhã, realiza uma visita in loco a prédios-caixão de três cidades da região metropolitana: Paulista, Olinda e Recife. À tarde, às 14h30, na Assembleia Legislativa, será realizada uma audiência pública para debater a questão.
A atividade da CAS reunirá a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), a senadora Teresa Leitão (PT), os prefeitos de Paulista, Yves Ribeiro, e de Olinda, Lupércio Nascimento, a desembargadora federal Joana Carolina, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Erik Simões, o presidente em exercício do Crea, Clovis Correa de Albuquerque Segundo, além de representantes do Ministério das Cidades, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), da Caixa Econômica Federal, do BNDES, da prefeitura do Recife e do governo do estado.
Somente este ano, dois prédios-caixão desabaram na RMR, deixando 20 vítimas fatais e outras dezenas de desabrigados. Atualmente, há mais de 40 mil pernambucanos que vivem em imóveis que estão sob ameaça de desabamento.
“Estamos trabalhando para encontrar uma solução para esse problema, abrindo um amplo diálogo com todos os setores envolvidos. Precisamos buscar um caminho para o entendimento. Não podemos nos omitir e ignorar esse problema que se arrasta por décadas, deixando um rastro de dor e prejudicando a vida de milhares de pernambucanos”, afirmou o senador Humbero Costa.
Agenda quinta-feira (26/10)
Manhã – Visita aos Prédios-Caixão
9h40 – Conjunto Beira-Mar (Janga, Paulista)
11h – Edf. Juliane (Jardim Atlântico, Olinda)
11h50 – Residencial Bosque das Madeiras (Cordeiro – Recife)
Tarde – Audiência Pública
14h30 – Audiência Pública – Assembleia Legislativa de Pernambuco
Formado em 1991 pela Universidade Católica de Pernambuco, Márcio Didier foi editor-assistente de Política do Jornal do Commercio, editor do Blog da Folha e estrategista de comunicação de empresas e parlamentares
Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação