A oficina “Empregabilidade: Do currículo à Entrevista”, voltado para jovens atendidos pelo projeto “Alepe Acolhe” e para alunos dos 3º anos de escolas públicas do Estado será realizada nesta segunda-feira (9) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. No total, 200 alunos participarão
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), através da Agência do Trabalho, de instituições do Sistema S, Senac e Senai, do Porto Digital e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
“Para a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, oferecer apoio ao projeto ‘Alepe Acolhe’ significa contribuir com a cidadania desses jovens de forma plena e ajudá-los a se manter distantes da vulnerabilidade social”, afirma a secretária em exercício da SEDEPE, Cristiane Andrade.
O workshop “Empregabilidade: Do currículo à Entrevista” vai das 8h30 às 15 horas, no auditório Sérgio Guerra na Alepe. Ao longo da manhã, até o meio-dia, os adolescentes participarão de palestras sobre programas de aprendizagem e mercado de trabalho desenvolvidos pelo Senac, Senai e Porto Digital, e a importância do estágio na construção da carreira profissional, proferida por uma psicóloga do Instituo Euvaldo Lodi.
Na sequência, serão oferecidas oficinas de empreendedorismo e preparação do currículo e entrevista, ministradas por equipes da Agência do Trabalho. À tarde, os adolescentes serão cadastrados no banco de oportunidades da Agência, do qual podem sair encaminhados para um emprego, caso haja vaga disponível e perfil que atenda às necessidades das empresas.
“Essa ação vai além dos jovens atendidos pelo ‘Alepe Acolhe’ porque recebemos muitas demandas de jovens que sequer sabem onde fica a Agência do Trabalho e desconhecem outras oportunidades de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senac, por exemplo. A Alepe quer ser esse elo entre eles e o mercado de trabalho, para que eles saiam daqui preparados para as oportunidades”, ressalta a gestora do projeto “Alepe Acolhe”, Cristiane Alves.
O projeto “Alepe Acolhe” é uma iniciativa da Alepe em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), que teve início em 2019. O projeto já beneficiou 48 jovens por meio de um estágio remunerado (bolsa de R$ 600) de seis meses na Assembleia.
Para o presidente da Alepe, Álvaro Porto, o Legislativo tem um papel de empreender e apoiar causas que promovam justiça social com iniciativas como o “Alepe Acolhe”.
“Nosso compromisso é fazer com que o projeto seja ampliado, inclusive com ações que facilitem o encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho”, destacou Álvaro Porto.
Na primeira edição, o “Alepe Acolhe” foi premiado como melhor projeto social na 23ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Na avaliação do primeiro secretário da Assembleia, Gustavo Gouveia, o “Alepe Acolhe” é uma oportunidade para que jovens que vivem em casas de adoção se preparem para o mercado de trabalho.
“Nossa torcida é para que o projeto se fortaleça cada vez mais e seja replicado por outras assembleias”, afirmou Gustavo Gouveia.