Jaboatão assina acordo para enviar estudantes ao exterior

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o Rotary Club do Jaboatão e o Distrito 4500 (PE, PB e RN) assinaram um acordo de cooperação, por meio do qual estudantes da rede municipal participarão do programa de intercâmbio no exterior, promovido pelo Rotary Internacional. Esta parceria é a primeira no País entre o Rotary Club e uma prefeitura, que beneficia um grupo de alunos da rede pública. O prefeito Mano Medeiros e o presidente do Rotary Jaboatão, Arthur Sena, assinaram o acordo durante a Feira das Nações, que o Rotary Internacional promoveu na Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE.

Dos cerca de seis mil alunos que participam do Programa Jaboatão Prepara, os 18 que alcançaram as melhores notas no simulado, realizado no mês de setembro, foram escolhidos para estarem presentes na Feira das Nações. Deste grupo, serão escolhidos os seis que farão a viagem para fora do Brasil, conforme os critérios estabelecidos no acordo de cooperação. A viagem será no próximo ano e o destino ainda será definido.

O prefeito Mano Medeiros classificou o acordo com o Rotary como mais um marco do Programa Jaboatão Prepara, que em 2019 foi premiado pela ONU.

“O Jaboatão Prepara é uma referência internacional e agora chegou a vez de os nossos alunos conhecerem o mundo. Esse acordo de cooperação nos enche de orgulho porque Jaboatão é o primeiro município brasileiro a participar, além de ser um grande incentivo para estudantes da nossa rede de ensino. Será uma excelente oportunidade para terem acesso a experiências que levarão para o resto da vida”, ressaltou Mano Medeiros.

Arthur Sena, que preside o Rotary Jaboatão desde o mês de julho deste ano, disse que essa iniciativa partiu da sua própria experiência.

“O Rotary há tempos envia jovens das comunidades para outros países. Eu participei desse programa de intercâmbio e devo muito a isso. Quando assumi a presidência em Jaboatão, conseguimos as bolsas, a Prefeitura tornou-se a grande parceira e assim fizemos o primeiro acordo de cooperação do Brasil que inclui estudantes da rede pública no programa de intercâmbio internacional do Rotary”, contou Arthur Sena.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de interagir com jovens dos Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Argentina, Dinamarca, Finlândia, República Tcheca, Eslováquia, França, Polônia, Bélgica, Zimbábue e Taiwan, que participaram da Feira das Nações. E conversaram, via ligação de vídeo, com Acauã Victor Mendes Barbosa, que estudou na Argentina através do intercâmbio promovido pelo Rotary Internacional e atualmente é empresário na área de tecnologia. Acauã falou direto da Argentina e relatou sua experiência para incentivar os alunos jaboatonenses a seguirem em frente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp