A abertura do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) promoveu um encontro interessante, na manhã desta quinta-feira (28). Dividindo o mesmo lado do palco do auditório do Cais do Sertão, a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos só não estavam lado a lado porque tinha a vice-governadora Priscila Krause entre eles. Teve espaço para climão, provocações e foi uma oportunnidade para que pudessem apresentar o que estão fazendo nas suas gestões para impulsionar o setor da habitação popular em Pernambuco e no Recife.
Por vezes, o celular foi o melhor amigo de Priscila e João, que estavam juntos. Algumas vezes, rápidas conversas. Algumas vezes, uma virada estratégica de lado. Mas dentro da cordialidade possível.
Ao ser chamado para falar, João Campos se mostrou bem ambientado, por ser formado em engenharia civil, como ele mesmo falou no início da sua explanação. Citou a governadora logo após cumprimentar o ministro das Cidades, Jáder Filho, que faz uma participação por vídeo e não estava mais participando. O prefeito explicou o que vem fazendo na capital pernambucana e acrescentou que vai apostar no retrofit dos prédios antigos para que sejam utilizados como unidades de moradia.
Já a governadora, no início da fala, agradeceu ao ministro, a outros presentes para, então, cumprimentar o prefeito João Campos. No momento em que foi fazer uma apresentação de slides, mostrou pouca intimidade com o controle remoto. “Não sou engenheira civil, sou advogada. Por isso não estou acertando”, disse, numa provocação bem-humorada a João Campos.
Em outro momento, citou a Região Metropolitana de Caruaru e, usando a humildade peculiar a todos os residentes do País de Caruaru, mas em tom de brincadeira, acrescentou: “Da qual o Recife faz parte”. Arrancou olhares de espanto e risos de João Campos e de Priscila Krause. Em seguida, desculpou-se, sorrindo.
A governadora mostrou obras em várias áreas. Por vezes citou a gestão anterior para se referir a algumas obras em atraso.
No final da fala dela, o prefeito não pode ficar para as perguntas, pois tinha marcado o lançamento da requalificação da orla de Boa Viagem. À tarde, ele volta ao encontro para apresentar mais informações sobre o trabalho da Prefeitura. Raquel permaneceu no evento.