Será aberta neste sábado e segue até o dia 1º de outubro, a exposição fotográfica QuilomBOLA, do fotógrafo Hermes Costa Neto, na Casa Criatura (R. de São Bento, 344 – Carmo, Olinda – PE). Por meio do futebol, o fotografo procura traças as características das comunidades quilombolas.
Em diversas imagens, os campos, muitas vezes precários, com piso de terra batida e barras do gol com estrutura artesanal, formam um cenário atemporal que cria uma ponte entre o passado e o presente. Para cada localidade, o fotógrafo procura perceber e definir uma identidade própria.
As comunidades fotografadas estão localizadas na Mata Norte, no Sertão e no Agreste de Pernambuco: Chã dos Negros, em Passira-PE; Águas do Velho Chico, situado a 20 quilômetros da cidade de Orocó-PE; Povoado de São Lourenço, em Goiana-PE; Comunidade Quilombola de Castainho, localizada em Garanhuns; Conceição das Crioulas, distante 20 quilômetros da cidade de Salgueiro. Na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas onde representatividade do futebol feminino é muito potente, Hermes voltou suas lentes para as espetaculares jogadoras quilombolas de lá.
Hermes Costa Neto iniciou a sua carreira como repórter fotográfico na Folha de Pernambuco e em seguida na Fundarpe. Desde então realizou mais de 15 exposições, entre individuais e coletivas. Foi orientador de cursos de fotografia e vídeo digital em instituições de formação audiovisual. Em 2023, o fotógrafo completa 23 anos de profissão.