O Ministério de Portos e Aeroportos já tem um novo comandante. Durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela manhã, Sílvio Costa Filho assinou o termo de posse como ministro. A transmissão de cargo acontece esta tarde.
Silvio Costa Filho explicou que vem conversando com o ex-ministro da pasta Márcio França, nos últimos dias, para fazer uma transição democrática e participativa do comando da pasta.
“É uma agenda estratégica para o país, 98% das nossas exportações e importações passam pelos nossos portos e aeroportos”, disse Sílvio Costa Filho.
De acordo com ele, entre as prioridades da pasta estão a redução dos preços das passagens aéreas e o fomento das hidrovias no país.
“A cada 25 embarcações, significa quase 1,2 mil caminhões [a menos nas rodovias], com a redução de custo de quase 40%. Então, tudo isso ajuda a reduzir o Custo Brasil e, mais do que isso, estimular o setor produtivo.”, destacou Silvio Costa Filho.
À tarde, Costa Filho recebeu o cargo de Márcio França, que era o titular da pasta e assumirá um novo ministério, em solenidade no auditório do edifício sede do MPor, em Brasília. Durante a cerimônia, Silvio Costa destacou que os portos, aeroportos e hidrovias do Brasil têm um grande potencial de crescimento.
“Nós vamos levar oportunidade de desenvolvimento para o Brasil. Além disso, vamos buscar o setor produtivo para ajudar na geração de emprego e renda para os brasileiros”, destacou Silvio Costa Filho.
Biografia
Com perfil dinâmico e conciliador, Costa Filho é pedagogo de formação e acumula experiência como parlamentar e gestor público. O novo ministro é natural do Recife, tem 41 anos, casado e pai de dois filhos.
Em 2004, quando começou sua atuação política, foi eleito o vereador mais jovem da capital pernambucana, com 21 anos. Já em 2006, foi eleito deputado estadual, tendo sido reeleito em 2010 e 2014.
Costa Filho também foi secretário estadual de Turismo durante o governo de Eduardo Campos (PSB). Atualmente, está licenciado do seu 2º mandato como deputado federal, no qual era titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).
Sílvio é o quarto Pernambucano a integrar o primeiro escalão do Governo Lula. Além dele, fazem parte da gestão Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e José Múcio (Defesa).