O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Pernambuco na próxima sexta-feira (15) para anunciar a retomada dos investimentos da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima, que fica no município de Ipojuca, a 40 quilômetros do Recife.
De acordo com Humberto, a Petrobras deve investir R$ 6 bilhões na refinaria nos próximos anos, o que deve gerar um novo ciclo de desenvolvimento. A expectativa é que sejam criados 40 mil empregos diretos e indiretos em Pernambuco com as novas ações.
Na noite de terça-feira (12), o senador esteve com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para tratar do tema. Nesta quarta, o presidente Lula confirmou a presença no Estado para o anúncio. Anteriormente, estava prevista a visita para o dia 25.
“Estive com Jean Paul e recebi dele e da diretoria da empresa o compromisso e o empenho em fazerem da companhia uma indutora do crescimento do Brasil. Os novos investimentos na refinaria vão gerar trabalho e salário de qualidade para os trabalhadores e vão devolver a Pernambuco e ao Nordeste a capacidade de mostrar que podem liderar o crescimento econômico nacional, como já o fizemos nos primeiros governos de Lula”, afirmou Humberto Costa.
Ainda de acordo com o senador, os investimentos na refinaria vão garantir mais desenvolvimento ao Estado e se somar a outras ações que estão sendo promovidas pelo governo Lula, como as previstas no Novo PAC.
Humberto disse ainda que os detalhes da agenda ainda estão sendo definidos.
“Estamos trabalhando nisso. Talvez, outras atividades também sejam incorporadas ao roteiro do presidente. Mas tenho certeza de que os pernambucanos vão receber Lula de braços abertos, como sempre. Ainda mais num momento como este em que vamos anunciar ações tão importantes para o nosso estado. É algo para se comemorar muito”, afirmou Humberto Costa.
A refinaria
As obras da Refinaria estavam paralisadas desde a saída da presidente Dilma Rousseff. Com o início do governo Lula, a Petrobras colocou a Refinaria Abreu e Lima em seu novo plano estratégico, que vai de 2023 a 2027, dirigindo mais de R$ 92 milhões de investimentos para ampliar e modernizar o Trem 1, que opera desde 2014, e aumentar a sua capacidade de processamento de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia. O trem é como se chama o conjunto de unidades industriais de refino.
Além disso, mais 1 bilhão e 600 milhões de dólares serão aplicados na retomada do Trem 2, paralisado há oito anos, mas que já tem 30 empresas interessadas em participar das obras, que devem estar concluídas até novembro de 2026 para que ele opere já em 2027, com cinco unidades principais, além de outras auxiliares e de utilidades.
Somente esta ação adicionará cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional. Quando concluída, a refinaria processará 260 mil barris de petróleo diariamente, algo estratégico para Pernambuco e para o Brasil.