Municípios de todo o Estado de Pernambuco poderão ter acesso ao sistema criado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que ajuda no combate à violência contra os idosos. A garantia foi dada no ato de assinatura de cooperação técnica que aconteceu na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na qual estiveram o procurador-geral Marcos Carvalho e o prefeito Mano Medeiros.
Na reunião que selou a parceria, Mano não escondeu o orgulho de ter um programa desenvolvido na sua gestão sendo visto como referência pelo MPPE.
O Programa de Monitoramento dos Atendimentos à Vítima de Violência (PMAVV) foi lançado em Jaboatão, em 2021, e o Módulo Idoso é uma das ferramentas da plataforma.
Conforme informações da Prefeitura, até agora o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV) do município realizou 552 atendimentos, sendo 87,2% referentes a violações contra pessoas idosas. Os casos mais frequentes de violência são de negligência, psicológica, abandono e financeira.
Os municípios que aderirem ao Protocolo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (PEVI) do MPPE terão acesso ao sistema de informação. Com isso, serão disponibilizados manuais, ferramentas e todos os artefatos necessários para a customização e implantação do sistema.
“Essa plataforma que desenvolvemos em Jaboatão tem dado resultados importantes na nossa política pública voltada para o idoso. É uma ferramenta que garante informações consistentes para trabalhar de forma localizada e com mais eficiência. O sistema simplifica as informações pela integração que existe entre os casos que chegam através de todos os canais de denúncias que temos. É possível otimizar os trabalhos, identificando cada situação e onde há mais ocorrências de violação contra idosos. Fico feliz por participar desse momento de repassar, para o Ministério Público de Pernambuco e demais municípios, essa tecnologia e o sistema que desenvolvemos em Jaboatão. Mas a nossa plataforma tem outros módulos de combate à violência, que também podemos colocar à disposição”, destacou o prefeito Mano Medeiros.
O procurador-geral Marcos Carvalho também falou sobre a importância de compartilhar informações para reduzir os casos que afetam pessoas em situação de vulnerabilidade.
“O nosso trabalho é levar iniciativas para outros municípios e conhecer a realidade de cada região do Estado. A nossa Caravana do Idoso trabalha em todas as regiões e tem município que está mais avançado em relação à defesa dos idosos que outros. Então, quando encontramos uma experiência bem sucedida como estamos acompanhando em Jaboatão, a ideia é que isso seja replicado em outras cidades. O sistema criado pela Prefeitura de Jaboatão vai dar um ganho, não só na fiscalização, como no encaminhamento e na resolução dos problemas”, afirmou o procurador-geral Marcos Carvalho.
Em Jaboatão, os canais para denunciar são o Disque 100, Disque Estadual, Ministério Público, Ouvidoria, Ciappi e presencialmente na rede de assistência social do Jaboatão. A partir desses dados, é possível quantificar as denúncias e atendimentos, diagnosticar os perfis da violação de direitos, identificar áreas com mais incidências e os principais canais utilizados.