Recife receberá 27 obras e serviços nessa primeira etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal foi lançado oficialmente no Recife, no Auditório da Faculdade de Ciência da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), nesta segunda-feira (11). O programa vai investir, nos próximos anos, R$ 1,7 trilhão, abrangendo a retomada de obras paradas, aceleração das obras em andamento e novos projetos.
O prefeito João Campos acompanhou o evento ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do Ministro dos Transportes, Renan Filho; e da Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e do futuro ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Durante o ato, João Campos destacou a importância do programa.
“Tive a oportunidade de ser deputado federal por dois anos e acompanhei de perto um momento difícil que o Brasil atravessou no último governo. Então, eu imagino o desafio que foi para buscar as informações necessárias para priorizar e construir a estrutura necessária para realizar o PAC. O olhar para geração de emprego, para as matrizes mais importantes que vão dar proteção ao meio ambiente, ao desenvolvimento de novas fontes energéticas, pela infraestrutura urbana, de áreas rurais, tudo isso traz a competência de um time e mostra que no discurso tudo cabe, mas na prática importa quem faz, e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um governo que veio para fazer e construir pelo Brasil”, disse o prefeito do Recife, João Campos.
Entre as ações do programa federal na capital pernambucana, destacam-se importantes intervenções para a população. Entre elas, a construção de 952 unidades habitacionais; obras de urbanização em áreas de vulnerabilidade socioambiental, como a do Pilar; a requalificação do Mercado de São José; e restauração do patrimônio histórico, a exemplo da obra de cobertura da Igreja de São José de Ribamar e restauração das Igrejas de Santo Antônio e do Carmo.
Além disso, o programa também vai viabilizar obras em creches e escolas e de contenção de encostas, reforçando os grandes investimentos que a Prefeitura do Recife já vem realizando nessas áreas.
O Novo PAC também vai garantir melhorias na rede de esgotamento sanitário e abastecimento de água na cidade, investimentos na rede de saúde e na área de transportes, com obras no Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre, requalificação do metrô e construção de corredores exclusivos de ônibus.
“O Brasil tem esse fenômeno de ano sim, ano não, ter eleição, e a gente termina focando demais nisso. Mal saímos de uma eleição nacional e estadual e a imprensa já fala da eleição do ano seguinte. Se a gente não tiver foco e atenção a gente não constrói esse País, então quero já pedir a união de todos, independente de quem vai ser candidato ano que vem. É hora de todo mundo juntar energia e esforços para que, juntos, possamos trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil”, destacou o ministro Rui Costa.