No dia seguinte à efetivação do seu mandato, o senador Fernando Dueire faz uma visita marcada pela saudade, ao se encontrar com o novo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, na Cúria Metropolitana.
O senador pernambucano lembrou dos lugares onde sua mãe, Carmelita Dueire – falecida na última sexta-feira – trabalhou. Por mais de 25 anos, ela comandou o Banco da Providência, instituição criada por Dom Hélder Câmara, que funcionava no local para atendimento de pessoas em condições de miséria.
Durante o encontro, Dueire colocou o seu mandato à disposição para encaminhar no Senado Federal assuntos da igreja.
O senador pernambucano, aproveitou para entregar a Dom Paulo Jackson o projeto de sua autoria que inscreve o nome de D. Helder Câmara no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Democracia, em Brasília. A matéria já foi aprovada na Comissão de Educação do Senado após relatoria da senadora Teresa Leitão, e deve seguir nos próximos dias ao plenário da Casa.
Um novo encontro entre o senador e o Arcebispo de Olinda e Recife já está sendo agendado, dessa vez em Brasília. Ambos, devem se reunir na sede da CNBB em outubro.