A governadora Raquel Lyra foi a última a discursar na abertura do 6º Congresso Pernambucano de Municípios, que teve início nesta segunda-feira (28) e segue até quarta-feira (30), no Centro de Convenções. Diante de prefeitos, parlamentares, representantes do Governo Lula e uma plateia que começava a esvaziar por conta do adiantado da hora, a gestora tucana pediu paciência aos pernambucanos para realizar as mudanças que cobraram nas urnas. Nesta semana, Raquel completa oito meses de governo, com quatro mudanças no secretariado e ainda precisando apresentar resultados que chamem a atenção.
“Fazer mudanças não é simples, fazer mudanças dói. Carece de muita resistência, resiliência e diálogo. A mudança tem que ser feita se for bem estruturada. São oito meses de governo e sei da urgência que Pernambuco tem, mas temos que fazer do jeito certo para que a coisa seja sustentável. Não vou fazer de qualquer jeito. Peço um pouco de paciência” – Raquel Lyra – governadora de Pernambuco.
Ela enfatizou que programas como Juntos pela Educação e Juntos pela Segurança só foram anunciados depois que tinha recursos garantidos, numa forma de rebater as críticas que recebeu pela demora.
Raquel Lyra disse que o Estado enfrenta as mesmas dificuldades dos municípios, com a perda de repasses do FPE, por tem que recorrer a empréstimos e redução do custeio da máquina pública.
“Nestes dois últimos meses, perdemos R$ 50 milhões do FPE. A receita oscila o tempo inteiro e oscilou muito mais do ano passado pra cá” – Raquel Lyra
Daí, na sua opinião, a importância da aprovação da reforma tributária, renovação de benefícios fiscais para empresas que geram empregos e renda. A governadora se mostrou confiante na aplicação dos R$ 91,9 bilhões do PAC em obras e empreendimentos importantes, como a Refinaria Abreu e Lima, Adutora do Agreste, Ferrovia Transnordestina e duplicações de BRs.
Aos prefeitos, Raquel garantiu que será uma parceira.
“Vão ver em mim uma parceira solidária para construir soluções juntos. Não perguntamos por cor partidária, mas enxergamos as cores de Pernambuco. Sou mais uma parceira solidária, agora como governadora e com mais capacidade de negociação. Vejo todos bem intensionados para fazer um Pernambuco melhor” – Raquel Lyra.