O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, reuniu-se nesta quarta-feira (23), em Brasília, com o secretário-geral do Consórcio Nordeste de Governadores, Carlos Gabas. No encontro, ficou definido que as duas instituições firmarão um convênio de cooperação técnica para tratar de propostas que levem ao desenvolvimento da região.
A proposta é compartilhar informações e projetos, buscando soluções voltadas para potencializar o crescimento regional. A proposta é de que seja criada uma coordenação no Consórcio para a discussão do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene e que tramitará no Congresso Nacional neste semestre. Também foi discutida a participação da Sudene nas câmaras temáticas.
“Queremos fortalecer as relações interfederativas, reconectando o Consórcio dos Governadores com o Conselho da Sudene, fortalecendo seu caráter deliberativo. Será um avanço na articulação institucional da região, com mais diálogo e priorizando políticas públicas e investimentos que reduzam as desigualdades da região, seguindo a orientação do presidente Lula e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes” – Danilo Cabral – superintendente da Sudene.
Gabas, por sua vez, destacou que a parceria trará impactos positivos para o Nordeste.
“Poucas soluções institucionais serão mais impactantes para o desenvolvimento de nossa região que a aproximação entre Consórcio Nordeste e Sudene. Ao nos comprometermos em compartilhar projetos e buscar soluções conjuntamente, estamos dando um recado claro: como diz o nosso slogan, o Nordeste é ‘o Brasil que cresce unido” – Carlos Gabas – secretário-geral do Consórcio Nordeste de Governadores