Era um início da noite normal, naquele 2 de setembro de 1991. Roda de amigos no bar Omar Khayyam, boas conversas regadas a cerveja. Mas um fato iria mudar o resto da minha vida. Meu colega de faculdade Lula Portela chegou falando de uma vaga de estágio na Editoria Brasil/Internacional do Jornal do Commercio e se eu não queria ir atrás dela.
Apesar das duas horas de cerveja na cabeça (e talvez até por isso, que me deu coragem), peguei um ônibus da linha Bultrins e fui atrás do espaço. Teste feito, fui aprovado e comecei a trabalhar no dia 9 de setembro. Inicia uma nova e definitiva etapa da minha carreira. Apesar de ainda estar no quinto período da faculdade, a paixão pelo jornalismo já havia se instalado em mim.
Em 1998, já editor-assistente de Brasil/Internacional, fui deslocado para Política, para ajudar na edição da Editoria durante as eleições. Era o embate do século. Dois ex-aliados se enfrentavam. Miguel Arraes buscava a reeleição, contra Jarbas Vasconcelos, que mais uma vez tentava conquistar o Governo de Pernambuco. E desta vez levou a melhor. Não saí mais de política.
Em 2014, encerrei meu ciclo no JC, um total de 23 anos de casa, e recebi uma oferta de migrar do impresso para o digital. Assumi o Blog da Folha em junho de 2014. Um dinossauro do jornalismo entrava na era digital. E mergulhei de cabeça. Além do blog, tive um programa de rádio e criei junto com os colegas Renata Bezerra de Melo, Marcelo Montanini e, posteriormente, Daniel Leite, o que foi o meu xodó: a coluna eletrônica No Cafezinho. Fui muito feliz ali. Mas por contingências da vida, tive que partir para outra aventura pouco conhecida, a assessoria de comunicação.
Mas a paixão pelo jornalismo ficava me tentando. Até que, apareceu a oportunidade de unir duas paixões: o jornalismo e o café. Em novembro de 2021, minha esposa abriu um café em Olinda. E já estava dando conta do meu trabalho e a cafeteria. Foi quando veio a ideia de retomar o jornalismo digital.
Surgiu, então meu novo xodó, o marciodidier.com.br. Será um site de política, mas não apenas isso. Não há assunto que não poderei tratar. O meu Sport sendo campeão brasileiro vai estar no site; uma exposição massa, também entra. Tem uma bronca numa cidade, vai estar lá também. Às vezes com texto, muitas vezes com vídeos. A página começa sem amarras. Com um peso mais para política, claro. Já trabalho há 25 anos com isso. Mas com espaço para todas as outras notícias.
E assim começo a mais nova etapa da minha vida. Com um frio gigante, do tamanho da minha barriga. Mas feliz por voltar a fazer uma das coisas que eu amo. Espero que gostem!
4 respostas
Parabéns e sucesso no novo desafio.
Muito obrigado, caro amigo. Trabalhar muito pelo sucesso do site
Sucesso nesta nova etapa meu amigo! Parabéns pela iniciativa.
Brigadão, caro amigo. Mande sempre informações para melhorarmos a nossa página]